
Via telefone, policiais ajudam pais a desengasgar criança de 1 ano e 4 meses
Quando a equipe policial chegou ao endereço da família, a menina já estava respirando. Então ocorreu o encaminhamento ao hospital


Policiais militares (PMs) de Francisco Alves ajudaram via telefone e ajudaram os pais a desengasgar uma criança de 1 ano e 4 meses. O repasse correto de orientações, relacionadas com a execução da Manobra de Heimlich, foi crucial para salvar a vida da menina.
A PM divulgou uma nota informando que o caso aconteceu por volta das 11h15 deste domingo (7) no centro social de Francisco Alves. O destacamento policial atendeu a ocorrência de emergência envolvendo uma criança de 1 ano e 4 meses que estava engasgada.
Enquanto uma equipe se deslocava até o endereço onde a família estava, os pais receberam por telefone orientações sobre a manobra de Heimlich. Com as coordenadas corretas, os pais conseguiram fazer a desobstrução das vias áreas da menina.
Dessa forma, ocorreu a recuperação da criança antes da chegada dos policiais. Ainda assim, os militares encaminharam a garotinha ao Hospital Municipal de Iporã, onde permaneceu em observação.
Leia também: “Louvo a Deus pela vida de cada policial”, diz pai de bebê salvo de engasgo no Ouro Branco.
Manobras de desengasgo
A Manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para desobstrução das vias aéreas. O procedimento é feito quando ocorre um engasgo, ou seja, uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações. Confira abaixo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR).
Desengasgo de bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.
Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Desengasgo de crianças e adultos
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
(OBemdito, com informações da Sesa)