Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Família pede doações de sangue em nome de morador do Jardim Tropical

Orivaldo Gesualdo, de 73 anos, está fazendo tratamento contra um câncer na garganta e por isso necessita de transfusões de sangue

Foto: Arquivo pessoal
Família pede doações de sangue em nome de morador do Jardim Tropical
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 14h35 - Modificado em 8 de setembro de 2025 às 14h41

A família de Orivaldo Gesualdo, de 73 anos e conhecido como “Fininho”, está pedindo doações de sangue em nome do morador do Jardim Tropical, em Umuarama. Ele, que está travando uma luta contra um câncer na garganta, está internado para tratamento no Hospital Uopeccan, o que requer transfusões de sangue que utilizam bolsas em estoque no Hemonúcleo de Umuarama.

A filha de Gesualdo, Ana Paula, entrou em contato com OBemdito nesta segunda-feira (8). Ela explicou que o pai fez traqueostomia e jejunostomia – procedimentos onde são feitas aberturas para passagem de ar e nutrição/medicamentos para o paciente.

Ana Paula também lembrou que o pai por muitos anos foi dono de um bar na avenida Brasil, nas proximidades da Praça Paulo VI, a Praça da Catedral de Umuarama, local por onde muitas pessoas devem conhecê-lo.

Todos os tipos sanguíneos são aceitos para doações. Para ajudar especificamente Gesualdo, basta ir ao hemonúcleo de Umuarama e informar no balcão que a doação é uma reposição em nome do paciente.

Hemonúcleo de Umuarama

O diretor do Hemonúcleo de Umuarama, o dr. Cláudio Francisconi, falou nesta tarde com OBemdito e disse que atualmente a unidade – que atende vários municípios da região – está recebendo, em média, 25 doações de sangue diárias. Entretanto, o diretor também explicou que o ideal seria que houvesse 35 doações por dia na unidade.

Para se tornar um doador, basta agendar sua doação pelo site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Além disso, é possível ir diretamente no Hemonúcleo em Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico.

O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.

Quem pode fazer doar sangue?

Homens podem doar sangue a cada dois meses, totalizando até quatro doações por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações de sangue anuais. Os requisitos para doação incluem:

  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal).
  • Peso mínimo de 51 quilos.
  • Estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho, passaporte ou CNH.

Após a coleta, a equipe do banco de sangue fraciona os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado) para atender diferentes necessidades médicas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas