Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Morre Werner Wanderer, ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon e ex-deputado estadual

O ex-deputado, construiu uma carreira política sólida no Paraná

Foto: Divulgação/Alep
Morre Werner Wanderer, ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon e ex-deputado estadual
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 15h48 - Modificado em 8 de setembro de 2025 às 15h48

O ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon e ex-deputado estadual Werner Wanderer morreu neste domingo (7), aos 86 anos, em Curitiba. Ele estava internado desde o último dia 30, após sofrer uma queda em casa. Durante a internação, Wanderer apresentou complicações um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apesar de passar por cirurgias, seu estado de saúde se agravou e ele não resistiu.

O ex-deputado, construiu uma carreira política sólida no Paraná. Foi prefeito entre 1965 e 1970, além de exercer quatro mandatos como deputado estadual e três como deputado federal.Nascido no Oeste do Paraná, Wanderer iniciou sua vida pública como Fiscal Geral durante a gestão do prefeito Arlindo Alberto Lamb. Ainda jovem, foi indicado para assumir a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon em 1965, permanecendo no cargo até 1970. À época, tornou-se um dos prefeitos mais jovens do país.

A partir de 1975, consolidou sua presença na política estadual. Ocupou vaga na Assembleia Legislativa por quatro mandatos consecutivos, até 1991. Posteriormente, foi eleito deputado federal por três legislaturas, permanecendo em Brasília até 2003.

Durante sua atuação política, Wanderer defendeu pautas ligadas ao desenvolvimento regional. Também dedicou atenção à agricultura, setor que representava boa parte da economia do Oeste paranaense. Além disso, manteve forte atuação em projetos de infraestrutura voltados à melhoria das estradas e do escoamento da produção agrícola.

A Assembleia Legislativa do Paraná lamentou a perda e destacou sua contribuição para o fortalecimento político do Estado. A Comissão Executiva da Casa expressou solidariedade aos familiares, amigos e à população rondonense.

(OBemdito com Assessoria Alep)

Leia também: Câmara de Umuarama vota repasse financeiro à Cooplu e doação de terreno ao Estado

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas