
Moraes afirma que não há dúvidas sobre tentativa de golpe no país
O magistrado ressaltou que a materialidade dos cinco delitos analisados já foi reconhecida em mais de 474 ações penais pelo Supremo


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que “não há dúvidas de que houve tentativa de golpe” no Brasil.
A declaração ocorreu no início da votação do julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os sete integrantes do chamado “núcleo 1” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O inquérito investiga a produção de um plano de golpe de Estado.
Segundo Moraes, as investigações indicam “a participação nessa organização criminosa de todos os réus estruturados”. O magistrado ressaltou que a materialidade dos cinco delitos analisados já foi reconhecida em mais de 474 ações penais pelo Supremo.
Leia também: Votação do julgamento de Bolsonaro no STF tem início; ex-presidente não comparece
“Este julgamento não discute se houve ou não tentativa de golpe, mas sim a autoria dos crimes. Não há dúvida sobre a existência de organização criminosa e do dano ao patrimônio público”, declarou o ministro.
Além disso, o plenário avaliará questões preliminares levantadas pelas defesas, incluindo a validade da delação do tenente-coronel Mauro Cid e suposto cerceamento de defesa.
(OBemdito com informações CNN Brasil)
Leia também: Operação Revanche: Líder de grupo criminoso é preso pela PF em Umuarama
Leia também: Ponte Ayrton Senna e acessos na BR-163 passam por revitalização