
Hospital Norospar celebra duas décadas de serviços médicos e humanização em Umuarama
A trajetória da Norospar teve início na década de 1970, com a criação da Casa de Saúde São Paulo, primeiro hospital moderno de Umuarama


A Norospar celebra 22 anos de dedicação à saúde, ciência e humanização neste 9 de setembro de 2025. “A Norospar se consolida como referência no Noroeste do Paraná pela solidez, tradição e comprometimento de sua equipe”, afirmou o presidente da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná, Dr. Luiz Batista de França.
A trajetória da Norospar teve início na década de 1970, com a criação da Casa de Saúde São Paulo, primeiro hospital moderno de Umuarama. Em 2003, a fundação da Norospar marcou um novo capítulo na assistência regional, assumindo a gestão de unidades hospitalares e expandindo atendimentos de alta complexidade.
Hoje, a instituição atende prioritariamente pelo SUS, com convênios junto ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e prefeituras da região. Além disso, presta serviços por planos de saúde e atendimentos particulares, em especialidades como Neurocirurgia, Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria, Ortopedia, Traumatologia e Cirurgias Gerais.
A estrutura hospitalar inclui 10 leitos de UTI Neonatal, 2 de UTI Pediátrica, 2 leitos de UCINCa, 3 de UCINCo, 10 de UTI Adulto, 27 leitos de maternidade SUS, 31 de enfermaria adulta e 30 destinados a convênios e particulares.
Sensível ao desafio da mortalidade infantil e neonatal na região, a Norospar iniciou, em 2018, um projeto ousado para garantir leite materno aos prematuros internados em sua UTI Neonatal: a criação de um Banco de Leite Humano em Umuarama.
O primeiro passo foi a instalação de um Posto de Coleta de Leite Humano. No início, o leite coletado era enviado a Cascavel para pasteurização.
Em 2020, o Rotary Club de Umuarama Catedral, em parceria com o Rotary Internacional, viabilizou a aquisição de equipamentos para a Central de Pasteurização, que entrou em funcionamento em 2021, com o apoio de instituições locais e do poder público.
Nascia, assim, o Banco de Leite Humano (BLH) Norospar, um marco na promoção da amamentação e na redução da mortalidade neonatal e infantil.
Outro pilar é a formação médica: os Programas de Residência Médica, aprovados pelo MEC em 2013, já formaram 77 especialistas até 2025. Além disso, a Norospar se destaca por pesquisas científicas e humanização, preparando médicos para unir técnica avançada e empatia.
“São 22 anos de dedicação e confiança. Seguimos firmes na missão de transformar vidas”, reforçou Dr. França, destacando que a instituição projeta uma medicina cada vez mais moderna e humana.
(OBemdito com informações Assessoria Norospar)