
PF faz doação de cabelos apreendidos à Uopeccan de Umuarama
Os materiais servirão para confecção de perucas para pacientes que estão em tratamento contra o câncer

A Polícia Federal (PF) fez uma doação de cabelos apreendidos e destinados ao contrabando na fronteira Brasil–Paraguai para a confecção de perucas nos hospitais Uopeccan de Umuarama e Cascavel. A doação de 150 quilos de cabelo humano foi oficializada nesta terça-feira (9), em ação conjunta da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal do Paraná.
Segundo a PF, a apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal durante fiscalização de contrabando na região de fronteira. Após rápida tramitação junto à Justiça Federal de Guaíra/PR, o material foi repassado à Polícia Penal do Paraná, responsável pelo projeto “Liberdade em Fios”.
A iniciativa promove a confecção de perucas por mulheres custodiadas na Cadeia Pública de Goioerê. O trabalho, de caráter social e de reabilitação, garante que os acessórios cheguem a pacientes em tratamento contra o câncer. O repasse será feito ao Hospital Uopeccan, com unidades em Cascavel e Umuarama.
De acordo com a Polícia Federal, os 150 quilos de cabelo permitirão a produção de mais de 1.500 perucas. As doações têm impacto direto na autoestima e qualidade de vida de mulheres em tratamento oncológico, colaborando para melhores resultados clínicos e emocionais.
A doação dos cabelos, que contou com a integração entre PF, PRF e Polícia Penal do Paraná, reforça a destinação social de materiais apreendidos em operações contra o contrabando.