
Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico de cuidador de idosos
Com o rápido envelhecimento da população no Brasil, esta é uma das profissões que mais crescem no mercado de trabalho


Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões e, segundo as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente chegue a 58,2 milhões em 2060. Com isso, cresce cada vez mais a necessidade das famílias contratarem cuidadores de idosos – um dos mercados de trabalho que mais cresce no país.
E os umuaramenses que quiserem se aperfeiçoar nesta profissão têm uma ótima oportunidade: O Colégio Estadual Hilda Kamal está oferecendo mais uma turma para o curso técnico gratuito de Cuidados de Idosos. As inscrições estão abertas e vão até o dia 26 de novembro. Podem se inscrever maiores de 18 anos, com ensino médio completo. Este é o mais tradicional curso do estado no segmento, sendo oferecido já há 10 anos.
A profissão foi aprovada em 2012 no Brasil. “Hoje temos uma procura muito grande para acompanhante de idosos. O salário no mercado está igual ao técnico de enfermagem – em torno de R$ 1.700,00”, explica a diretora auxiliar da escola, Bernardete Del Mônaco.
“O curso também é uma excelente oportunidade para as pessoas que querem se preparar para cuidar dos pais na velhice. Ser cuidador de idoso não é apenas uma profissão, é também um ato de amor e compaixão”, diz Bernardete.
O QUE FAZ
Ao contrário do que muita gente pensa, não é qualquer pessoa que pode se dedicar a cuidar de idosos. É preciso ter formação e preparo para saber como lidar com essa fase da vida.
O cuidador de idosos é um profissional que possui conhecimento e habilidade para auxiliar uma pessoa na terceira idade em suas funções. Algumas das atividades realizadas pelo incluem a higiene, controle da alimentação e administração de medicamentos. Além disso, o cuidador também tem como função fazer companhia para o idoso em seu cotidiano. Estar presente com bom humor e proatividade é algo fundamental para a saúde mental nessa fase da vida.
Na prática, quanto mais preparado for o cuidador, mais condições ele terá de ajudar –seja em funções biológicas ou nos compromissos rotineiros. O trabalho inclui até mesmo a análise da segurança dos cômodos: o cuidador verifica se a casa apresenta riscos de quedas ou choques e se há tem móveis adequados e confortáveis. Um cuidador capacitado também possui conhecimento básico para emergências, o que pode ser essencial para que o idoso consiga sobreviver em algumas situações delicadas de saúde.
“Na grade curricular desse curso temos três semestres com aulas de nutrição, psicologia, educação física, enfermagem e aspectos jurídicos com advogados. Temos ainda uma disciplina sobre o ambiente da casa e lazer. É um aprendizado bastante completo”, finaliza Bernardete.
SERVIÇO
Curso Técnico de Cuidador de Idosos do Colégio Estadual Hilda Kamal
• Apenas 40 vagas!
• Inscrições: até 26/11.
• Aulas presenciais no período noturno no Colégio Estadual Prof. Hlda T. Kamal (Av. Ipiranga, 4188 – Umuarama).
• Estágio 1 vez por semana pela manhã ou à tarde.
• Requisitos e documentação: 18 anos completos, ensino médio completo, comprovante de residência, comprovante de renda familiar fotocópia do RG, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (homens).
• Contato: (44) 3622-1556.
(Assessoria)