
Eleitores de Francisco Alves voltam às urnas neste domingo para eleger prefeito e vice
Três candidatos disputam neste domingo (7) a eleição suplementar para prefeito e vice em Francisco Alves, no noroeste do Paraná. […]


Três candidatos disputam neste domingo (7) a eleição suplementar para prefeito e vice em Francisco Alves, no noroeste do Paraná. Cerca de 5.900 eleitores devem ir às urnas das 7h às 17h para escolher entre Cabelo do Povão (PRB), Milena do Valtinho (PSDB) e Valdir Perereca.
O município terá que passar por novas eleições porque a candidatura de Valter César Rosa foi impugnada pela Justiça Eleitoral. Ele foi candidato único na eleição de 2020 e não chegou a assumir o mandato após o pleito.
Depois de ter a candidatura indeferida, Valtinho, como é mais conhecido, entrou com recurso, mas não teve o pedido acolhido.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou a prestação de contas apresentada pelo eleito, que presidia o Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê.
Em sua defesa, Valtinho, que já governou o município em outra oportunidade, justificou que a questão com o consórcio ocorreu porque houve um atraso na entrega dos documentos e que os cofres públicos não tiveram prejuízo.
O vereador Liomar Mendes Lisboa, o Cabelo do Povão, que agora concorre oficialmente como prefeito, está no comando do Executivo desde janeiro último. Ele assumiu o cargo por ter sido eleito presidente da Câmara.