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Aposentado passa mal na fila do banco e é socorrido pelo Samu em Umuarama

Para garantir senha, clientes estão tendo que chegar cedo à fila, o que gera transtornos; Procon está multando instituições.

Foto: Colaboração OBemdito
Aposentado passa mal na fila do banco e é socorrido pelo Samu em Umuarama
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 8 de novembro de 2021 às 12h08 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h03

Um aposentado passou mal na fila de um banco na manhã desta segunda-feira (8), no centro de Umuarama, e precisou ser socorrido pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O senhor, identificado como Nivaldo, morador do bairro São Cristóvão, foi levado para o hospital.

Uma outra pessoa que estava na fila disse ter chegado ao banco às 7h30 e o aposentado já se encontrava no local. O Samu foi acionado por volta das 10h. Isso significa que o homem permaneceu em pé, exposto ao sol, por pelo menos 2 horas.

O banco é o Itaú da avenida Brasil, próximo da Unimed. O movimento costuma ser intenso nesses primeiros dias do mês por causa do pagamento aos aposentados. A informação é de que as senhas são liberadas somente às 9h. A agência encerra o atendimento presencial às 14h. OBemdito tentou contato com a gerência, porém, não obteve mais detalhes a respeito da distribuição de senhas e horários – o espaço está aberto para manifestação do banco.

Uma grávida que também estava na fila enquanto o aposentado passou mal disse que não é a primeira que situações como essas acontecem. “Está cada vez pior. Estou grávida de 9 meses e sou obrigada a chegar bem mais cedo e ficar um tempo grande de espera para ter atendimento”.

Na semana passada, o Procon de Umuarama instaurou processos administrativos contra dois bancos da cidade após o registro de várias denúncias de consumidores de formação de longas filas, com aglomeração de pessoas, durante a pandemia. O Itaú foi multado em R$ 113.260,12 e o Bradesco em R$ 98.494.82.

Segundo o secretário do Procon, Deybson Bitencourt, outros nove processos também foram instaurados por reclamações individuais de consumidores. “Foram três processos contra a Caixa Econômica Federal, com multa de R$ 2.958,02 cada, três processos contra o Bradesco, com multa de R$ 3.204,52, dois contra o Banco Itaú, com multa de R$ 10.811,19, e um contra o Banco do Brasil, com multa de R$ 3.204,52, totalizando R$ 43.314,52”, detalhou.

O advogado titular do Procon reforçou que as fiscalizações continuam, sempre com o objetivo de fazer valer as leis que regulamentam o limite de tempo em fila de banco – o artigo 4º, parágrafo 1º, incisos I e II da Lei Municipal 2.746/2.005, e artigo 1º, parágrafo 1º da Lei Estadual 13.400/2001. 

“O limite de tempo de espera em filas no município é de até 20 minutos em dias normais, 30 minutos em vésperas ou pós feriados prolongados e de 30 minutos nos dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais. Mais que exigir o cumprimento de uma lei, significa que estamos firmes em nossa luta pela defesa dos direitos do consumidor”, observou Bitencourt.

Qualquer consumidor que se sentir lesado em seu direito pode ingressar com ação judicial para buscar indenização. O Procon de Umuarama fica na avenida Castelo Branco, 3871, e o telefone para contato é o (44) 3621-5600.

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