Reforço de 4 patas: cães auxiliam polícia no combate a criminalidade em Umuarama e região
O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conta atualmente com cinco cães que reforçam o trabalho das equipes policiais em […]
O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conta atualmente com cinco cães que reforçam o trabalho das equipes policiais em toda área de atuação do batalhão, sendo 17 cidades. Quatro cães são da raça Pastor Belga Malinois e um Pastor Alemão. Os animais são treinados diariamente para encontrar entorpecentes e também para questões de patrulhamento e operações bate-grade.
Entre os cães estão os irmãos Átila e Rock, além de Iron, Jhony e o Huck. O Átila e o Rock estão apenas com 8 meses, mas treinados e inteligentes no faro para identificar entorpecentes. Eles são estimulados a procurar drogas em lugares ocultos e, em troca, ganham um presente. “Isso aqui para eles é uma brincadeira, eles fazem a procura e depois recebem como recompensa um brinquedo”, explicou o Soldado Scandiussi.
O auxílio dos animais é essencial para a identificação de ilícitos: drogas, armas e captura de foragidos. O Canil atende toda área do 25º BPM e presta apoio à outras equipes no combate a criminalidade.
Na manhã desta quinta-feira (18), os policiais responsáveis pelos treinamentos com cães fizeram uma demonstração com o cachorro Rock fazendo a busca por drogas em Umuarama. “Após as dicas, o animal e o guia saem a procura. Ele fez uma varredura no veículo e encontrou uma porção de maconha”, contou a Soldado Valentim. Veja o vídeo acima.
Por 20 dias policiais que integram o Grupo de Operações com Cães estiveram em treinamento no estado de Goiás. Eles participaram de um série de cursos teóricos e práticos sobre cães de faro, buscas e localização de drogas. O aperfeiçoamento será colocado em prática em ações desencadeadas em Umuarama e toda região.























