
Iza Gonçalves trocou a sala de aula pela mecânica de motos e se tornou empreendedora
Apesar do ambiente predominantemente masculino, Iza, que já tem conhecimento sobre a manutenção de motos, não tem dificuldades em executar o trabalho


Nesta sexta-feira (19) é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater as desigualdades de gênero no mercado de trabalho.
A Rede Mulher Empreendedora (RME) divulgou uma pesquisa que apontou que 55% das empresárias brasileiras abriram o negócio nos últimos três anos.
Uma delas foi Iza Gonçalves, de 32 anos. Ela trabalhava como professora de educação infantil, mas por conta da baixa remuneração, deixou a sala de aula por um ambiente muito diferente: a oficina mecânica.
Iza, que se apaixonou por motos desde adolescente, conheceu o marido Thiago Leonardo, que é mecânico de motos e decidiram juntos abrir a empresa.

“Ele consertando motos ganhava mais que eu ganhava no mês. À noite, quando estávamos em casa, muitos clientes ligavam diretamente para ele ao invés de falar com a empresa que trabalhava, então aquilo me deu a ideia de empreender”, revelou.
Eles assumiram a KS Motos, que fica na rua Dr. Camargo, e desde então Iza se tornou empreendedora.
A empresa atende motociclista de toda Umuarama e o trabalho é divido entre o casal, que tem um colaborador.
Apesar do ambiente predominantemente masculino, Iza, que já tem conhecimento sobre a manutenção de motos, não tem dificuldades em executar o trabalho.
“Às vezes o homem vem aqui, eu falo qual o problema da moto e o que tem de ser feito, e aí a pessoa fala que vai espera o Thiago chegar. Aí quando o Thiago chega e diz a mesma coisa que eu disse a pessoa aceita”, conta aos risos.
A presença feminina também atrai clientes mulheres. “Às vezes mulher evitam idas a locais que só têm homens e aqui elas se sentem mais confortáveis. Quando tem alguma que precisa ser levada para casa porque o veículo vai precisar ficar eu mesma levo, por exemplo”.
PAIXÃO PARA ALÉM DO NEGÓCIO
Iza foi ensinada a pilotar moto pelo pai. O marido, Thiago, também é apaixonado por duas rodas e a presenteou com uma ML 85, que foi reformada pelo casal (veja abaixo).

A moto está presente até no ensaio de casamento deles e chama atenção de quem visita a oficina.
“Qualquer tipo de moto que você me der eu ando. Não tenho medo, não”, conta.
O ambiente rústico é rompido com o batom vermelho da empresária, que já planeja expansão da KS Motos para um futuro próximo.
SERVIÇO:
KS MOTOS
R. Dr. Camargo – Umuarama
Contato: 3624-0379