
Umuarama: Secretaria de Saúde realiza ações de combate à dengue nesta semana
Nesta segunda-feira (22), a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações referentes ao ‘Dia D’ […]


Nesta segunda-feira (22), a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações referentes ao ‘Dia D’ de combate à dengue em Umuarama. Na última semana, o número de notificações de suspeitas da doença subiu de 110 para 123, enquanto chegou a 10 o total de casos positivos registrados a partir de agosto deste ano.
“A situação está aparentemente sob controle, mas não devemos relaxar. Qualquer descuido pode resultar em proliferação do mosquito transmissor e aumento dos casos”, alertou o coordenador da Vigilância Ambiental no município, Carlos Roberto da Silva.
A programação iniciou na unidade de saúde do Parque Jabuticabeiras às 8h30 de segunda, com recreação (tapete interativo da dengue distribuição de pipoca e algodão-doce) e panfletagem em todo o entorno. A partir das 14h começou a distribuição de panfletos educativos e desenhos para as crianças pintarem, nos semáforos da região central, tendo a dengue como tema.
Na terça (23), as atividades começam às 8h30 na UBS Guarani/ Anchieta (recreação para crianças e panfletagem) e a partir das 14h haverá ação conjunta com agentes de endemias, educação em saúde e alunos de Técnico em Enfermagem da Escola Estadual Hilda Kamal, um mutirão para limpeza do entorno do Lago Aratimbó.
Quarta-feira (24), na UBS San Remo, haverá recreação e panfletagem e às 14h mutirão de limpeza com agentes de endemias e alunos de Técnicos em Enfermagem no Bosque dos Xetá; quinta-feira, 25, atividade na UBS Panorama e a partir das 13h30 remoção de criadouros do mosquito da dengue no Cemitério Municipal.
Sexta-feira (26), as atividades serão na UBS Posto Central pela manhã. Às 14h haverá capacitação para agentes de combate a endemias (melhoria na qualidade do trabalho de campo. “Teremos ainda alongamento com a Secretaria de Esporte e Lazer e palestra para o servidor sobre ética, conduta, importância e a lei 018/92 com a Juvani Cirino Gonçalves, assistente administrativo, bacharel em Direito e coordenadora do Programa Família Acolhedora”, acrescentou Carlos Roberto.
O ‘Dia D’ será na Praça Arthur Thomas no sábado (27), a partir das 8h30. Estão previstas exposições de fotos do Projeto “Orquídeas” e das vistorias realizadas com drone; tenda de prevenção da dengue com microscópio e informações; moldura para fotos com tema Aedes aegypti e #denguenão; tapete interativo da dengue, banner com slogan da campanha e decoração da praça com balões pretos e brancos.
Em parceria com Smel também haverá recreação para as crianças e alongamento para os idosos, além de jogos e entretenimento (cama elástica, algodão-doce, pintura e atividades diversas). O tema da campanha deste ano é “O mosquito da dengue não está de quarentena” e a equipe da Vigilância Ambiental também pretende veicular um vídeo com informações do “dia d” nas redes sociais, UBS e escolas do município.
(Assessoria PMU)