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Comércio de Umuarama aposta em descontos e horário especial na Black Friday

Uma das grandes apostas do varejo para alavancar vendas, a Black Friday será realizada neste final de semana e promete […]

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Comércio de Umuarama aposta em descontos e horário especial na Black Friday
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 23 de novembro de 2021 às 11h45 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 18h09

Uma das grandes apostas do varejo para alavancar vendas, a Black Friday será realizada neste final de semana e promete ser a mais rentável para diversos setores. O comércio de Umuarama aposta em promoções e horário especial de atendimento para aquecer as vendas.

O comércio de rua da cidade atenderá das 9h às 22 horas nesta sexta-feira (26) e das 9h às 17 horas no sábado (27). Já no Shopping Palladium os consumidores poderão fazer compras na sexta-feira e no sábado, das 10h às 23 horas, e no domingo (28), das 11h às 20h. A praça de alimentação atenderá até 23h.

No ano passado, a pandemia alterou o cenário dando mais força ao e-commerce e, neste ano, a mudança de canais de compra ainda permanece forte.

Pesquisa da Conversion, agência especializada na ferramenta de search engine optimization (SEO), que ouviu 400 brasileiros, mostrou que 62,96% pretendem comprar online, contra 75,3% em 2020 devido ao medo do contágio pelo coronavírus.

Ainda, a intenção de compra para o ano passado era de 76,5%, resultado que tem expectativa de aumento para 87,75%. Essa questão permanece forte mesmo após a flexibilização de medidas de isolamento e contenção considerável da crise em relação ao ano passado.

A escolha dos consumidores pode ser justificada, segundo a Conversion, pela comodidade e facilidade de adquirir produtos sem sair de casa. Dos que optarão pelo comércio eletrônico, lojas virtuais (56,98%) e apps (14,81%) são alternativas.

Contudo, um obstáculo considerável para a prática é o receio de fraudes, em que 80,63% dos respondentes apontaram ter algum. A confiabilidade aumentou, ainda que pouco: em 2020, esse número era de 84,6%.

Além disso, a pandemia ainda guia algumas decisões do público. A pesquisa viu que 55,56% pretendem comprar produtos para prevenir o coronavírus. 

Outro ponto interessante identificado pelo estudo foi o fato de que mais da metade dos respondentes (52%) disseram que a busca no Google é importante na decisão de compra.

A Conversion destaca que a busca orgânica é o segundo maior canal de tráfego do comércio eletrônico brasileiro, perdendo apenas para o acesso direto e estando a frente da mídia paga. 

Os lojistas podem aguardar os consumidores antes da famosa sexta-feira de descontos, uma vez que 72,65% dos entrevistados afirmam que já querem comprar produtos assim que os descontos começarem a surgir, enquanto apenas 27% comprarão, de fato, apenas em 26 de novembro.

(Com informações do Meio e Mensagem)

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