Redação Publisher do OBemdito

Umuarama aparece entre as 10 cidades do Paraná que mais intermediaram mão de obra

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) divulgou nesta quinta-feira (2), o ranking com o desempenho das […]

Assessoria PMU
Umuarama aparece entre as 10 cidades do Paraná que mais intermediaram mão de obra
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 11h03 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 17h28

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) divulgou nesta quinta-feira (2), o ranking com o desempenho das Agências do Trabalhador de todo o Paraná, referente a novembro. Umuarama mais uma vez ficou entre as 10 cidades com melhores resultados na intermediação de mão de obra.

“Contribuímos para a contratação de 240 trabalhadores, além de outros serviços realizados pela agência”, disse o gerente Reginaldo Barros.

Conforme o ranking, Umuarama ocupa a oitava colocação entre as 216 agências do Estado (em números absolutos). A lista é aberta por Curitiba (com 564 contratações) e na sequência aparecem Cornélio Procópio (391), Francisco Beltrão (387), Cascavel (376), Campina Grande do Sul (282), Toledo (259), Marechal Cândido Rondon (258) e Umuarama (240). Completam os dez primeiros postos São José dos Pinhais (228) e Rolândia (216).

Entre as demais cidades polo do Noroeste, Cianorte aparece na 14ª colocação, com 186 trabalhadores contratados, Campo Mourão foi o 43º colocado (57) e Paranavaí ficou na 71ª posição (36). Para o prefeito em exercício, Hermes Pimentel, o desempenho é resultado do bom momento da economia local e também das iniciativas da Agência do Trabalhador, que tem realizado várias ações para facilitar o contato entre trabalhadores e empregadores.

“Além de suspender a necessidade de agendamento, o que já agiliza o processo, a agência tem feito ações itinerantes ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos centros de referência para atendimento à população, orientado os trabalhadores sobre a elaboração do currículo e permitido vários cursos de qualificação profissional por meio de parcerias”, lembrou o prefeito.

O gerente Reginaldo Barros informa, por exemplo, que para esta sexta-feira, 3, a agência conta com 330 vagas abertas no sistema público de emprego, para trabalhadores que se enquadrarem às necessidades das empresas. “Apenas a Levo Alimentos está com 35 vagas para homens, de 20 a 45 anos, para trabalharem como auxiliares de produção e na fábrica de ração. Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador para as entrevistas até a próxima terça-feira, 7”, solicitou.

REGIÃO

No acumulado de janeiro a novembro, já foram contratados 2.561 trabalhadores com a intermediação da agência – um número 83% acima da meta estabelecida para todo o ano de 2021 pela Sejuf, de 1.398 contratações.

Com uma população economicamente ativa de 55.922 habitantes, Umuarama foi responsável por 41,3% de todas as contratações realizadas na região (11 municípios), que totalizaram 6.199 trabalhadores empregados. Em segundo lugar na região aparece Alto Piquiri (933), Altônia (591), Iporã (501) e Cruzeiro do Oeste (484).

O ano tem sido muito bom para a geração de empregos, reflexo direto da recuperação da economia depois de praticamente dois anos de pandemia. “Essas são apenas as contratações realizadas com a intermediação da agência. Podemos acrescentar algumas centenas de trabalhadores contratadas diretamente pelas empresas, ao longo do ano, sem falar em programas sociais como o Adolescente Aprendiz, estudantes com estágios remunerados e pessoas que trabalham na informalidade”, completou o gerente.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas