Marta Paula Publisher do OBemdito

Estiagem e consumo elevado podem afetar o abastecimento de água em Rondon

A Sanepar informa que a estiagem prolongada tem reduzido o volume de água dos mananciais de abastecimento de Rondon. Nesta […]

Foto: Wirestock - freepik.com
Estiagem e consumo elevado podem afetar o abastecimento de água em Rondon
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 28 de dezembro de 2021 às 19h00 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 16h01

A Sanepar informa que a estiagem prolongada tem reduzido o volume de água dos mananciais de abastecimento de Rondon. Nesta terça-feira (28), devido às altas temperaturas e ao aumento no consumo, os reservatórios estão com níveis baixos, podendo afetar o abastecimento ou causar baixa pressão nas redes de distribuição de água em todas as regiões da cidade. A princípio, a normalização do abastecimento deve ocorrer somente na madrugada da quarta-feira (29) e será de forma gradativa.

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

(Assessoria Sanepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas