Redação Publisher do OBemdito

Sedest leva CastraPet Paraná para Xambrê e encerra segundo ciclo neste janeiro

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná chegará a mais 12 municípios neste mês. As […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Sedest leva CastraPet Paraná para Xambrê e encerra segundo ciclo neste janeiro
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 10h22 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 15h46

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná chegará a mais 12 municípios neste mês. As atividades de janeiro marcam a conclusão do segundo ciclo do programa, que já realizou o procedimento gratuitamente em mais de 30 mil animais, em 60 municípios do Estado.

Entre as cidades escolhidas, está o município de Xambrê. A população pode entrar em contato diretamente com a Prefeitura para saber mais detalhes sobre o cadastro de animais para a castração. O telefone é (44) 3632-1306.

O programa vai beneficiar ainda os municípios de Ângulo e Rolândia, Sertanópolis, Rancho Alegre do Oeste, Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima, Sarandi, Ivatuba, Cianorte, Imbaú e Diamante do Norte.

Ação do Governo do Estado, o CastraPet Paraná é viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com verba disponibilizada por meio de emendas parlamentares. A iniciativa é, também, realizada em parceria com os municípios participantes, que fazem os cadastros das famílias beneficiadas com os procedimentos em seus animais.

A expectativa é de que mais de 1.700 cães e gatos sejam atendidos pelos veterinários do programa somente neste mês. O objetivo do CastraPet Paraná é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados aos animais.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explicou.

Confira a agenda de esterilizações nos municípios em janeiro:

Ângulo – 05/01 (manhã)

Rolândia – 05/01 (tarde)

Sertanópolis – 06/01 (manhã)

Rancho Alegre do Oeste – 14/01 (manhã)

Santa Cecília do Pavão – 07/01 (manhã)

Nova Fátima – 07/01 (tarde)

Sarandi – 08/01 (dia todo) e 09/01 (manhã)

Ivatuba – 09/01 (tarde)

Cianorte – 10/01 (dia todo)

Imbaú – 11/01 (manhã)

Diamante do Norte – 12/01 (dia todo)

Xambrê – 13/01 (manhã)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas