Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Casos de covid explodem em Umuarama e Secretaria de Saúde pede atenção

Muitos dos casos foram identificados em uma mesma família, indicando contaminações ocorridas em viagens e festas e reuniões

Foto: Arquivo PMU
Casos de covid explodem em Umuarama e Secretaria de Saúde pede atenção
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 17h06 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 15h44

Umuarama vinha mantendo o número de casos diários de covid-19 abaixo de cinco, porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (4) foram confirmados 52 novos casos. Muitos deles foram identificados em uma mesma família, indicando contaminações ocorridas em viagens e festas e reuniões. Apesar de considerados ‘aleatórios e pontuais’, esse aumento coloca o setor de saúde em estado de alerta.

Os casos informados no Boletim Covid de hoje são de 28 mulheres e 24 homens (nenhuma criança foi diagnosticada). Franzimar Siqueira de Morais, coordenador da Vigilância Saúde, destaca que a identificação de variantes é realizada pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), a partir das amostras que o município envia rotineiramente.

“O Lacen demora alguns dias para apresentar os resultados e a identificação da variante do vírus, porém, até o momento não foi identificado nenhum caso da variante ômicron em Umuarama”, relata.

O número de casos ativos aumentou de 45 para 80, da mesma forma que o número de casos suspeitos, que foi de 301 para 347. Segundo Morais, neste período de seca, muitas pessoas têm sintomas que se confundem com a covid-19 e, quando procuram o Ambulatório de Síndromes Gripais, são classificadas como suspeitas até sair o resultado do exame.

“Quando ‘positivo’ para covid ficam como ativos no Boletim, quando ‘negativo’ deixam a contagem”, detalha.

A previsão para os próximos dias, segundo Morais, é de aumento no número de casos suspeitos e, consequentemente, de confirmados para coronavírus.

“Por isso nunca é demais pedir à população que não deixe de completar o ciclo vacinal, com a primeira, segunda e dose de reforço. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e continuem respeitando os protocolos para impedir a proliferação do vírus, usando máscaras, álcool gel e sem aglomerações”, recomenda.

Em 21 meses de pandemia, 19.642 pessoas receberam exames com resultados positivos para covid-19, sendo que, deste total, 19.237 se recuperaram (98%). “Felizmente nenhuma morte pela doença foi registrada e o total de óbitos continua em 325”, pontua o coordenador.

Ainda de acordo com o Boletim Covid, no Hospital Uopeccan há uma pessoa de Umuarama sendo tratada na UTI. Já nas enfermarias, não há ninguém da cidade internado. Mesmo com os números em ascensão, o município segue classificado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) com bandeira verde, indicando que o risco de contaminação é considerado baixo.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram o monitoramento dos casos positivos e ligaram para as 52 pessoas:

  • 10 não atenderam e os profissionais continuam tentando contato telefônico.
  • 34 tomaram duas doses da vacina
  • 2 pessoas tomaram três doses da vacina
  • 6 pessoas tomaram apenas uma dose da vacina. Dessas, todas com mais de 30 anos de idade, alegaram que não tomaram as outras doses por opção própria, mesmo já estando dentro dos prazos recomendados. Elas receberam a recomendação para que busquem completar o ciclo vacinal.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas