
Hemonúcleo de Umuarama está precisando com urgência de doações de sangue
Em Umuarama as doações caíram em média 40% nos últimos dias


O Hemonúcleo está precisando urgente de doações de sangue de qualquer tipo. Nos últimos dias o estoque tem sido baixo em todas as unidades de coleta no Estado. “Assim como em todo Paraná e no País nossa unidade também está recrutando os doadores de sangue”, disse o diretor do Hemonúcleo de Umuarama, Cláudio Francisconi.
“Lembramos que mesmo com a pandemia da Covid-19, as outras doenças não pararam, os traumas continuam acontecendo, transfusões continuam sendo necessárias. São 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue e dependem da hemorrede”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Em Umuarama houve queda de 40% nas doações nos últimos dias. “Nossos estoques estão baixíssimos, precisamos urgente da ajuda da população, nossa capacidade de coleta é de 30 a 40 bolsas por dia”, relatou o diretor do hemonúcleo.
SEGURANÇA
O Hemepar adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da Covid-19 na hora de doar. O agendamento é online e o atendimento é feito com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito pelo site.
A unidade do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, na Zona I. O horário de atendimento é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
VACINADO PODE DOAR
Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.
A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz e a Pfizer/Comirnaty/BioNtech pedem o intervalo de sete dias para a doação.
(AEN e Redação)