
Aumentam casos de dengue nos municípios da 12ª Regional de Saúde
Informe semanal da dengue registra mais 39 casos da doença no Paraná


O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 552 casos confirmados desde o começo do levantamento, em agosto do ano passado. São 39 casos a mais que o informe anterior.
Os dados são do 19º Informe Epidemiológico, novo período sazonal da doença, que deve seguir até julho de 2022.
Na área da 12ª Regional de Saúde, com sede em Umuarama, os casos aumentaram. No último boletim que havia sido divulgado pela Sesa havia 26 casos confirmados. No boletim desta terça o total subiu para 40.
Até o momento, 291 municípios das 22 Regionais de Saúde registraram notificações de dengue. Destes, 100 já confirmaram a doença, sendo 75 com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. As Regionais com mais casos confirmados são Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.
Segundo o boletim, não houve óbitos até então e 13 pessoas manifestaram a doença de forma mais severa. Já há 9,8 mil casos descartados.
“A dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais. O verão é o período em que precisamos estar ainda mais atentos com os possíveis criadouros do mosquito, sendo imprescindível a eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água”, afirma Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental.
Confira o informe completo clicando AQUI.
(OBemdito e AEN)