Polícia Ambiental amplia fiscalização em carvoarias e doa apreensões para entidades
Durante o período de 15 novembro a 15 dezembro de 2021, a equipe Rotam Ambiental da 3ª companhia Ambiental de […]
Durante o período de 15 novembro a 15 dezembro de 2021, a equipe Rotam Ambiental da 3ª companhia Ambiental de Maringá, intensificou o patrulhamento ambiental na região do Pelotão Ambiental de Umuarama, fiscalizando carvoarias nos municípios de Diamante do Norte, Terra Rica e Santa Cruz de Monte Castelo.
Neste período a equipe Rotam Ambiental constatou irregularidades ambientais infringindo as legislações, entre elas: Lei Federal 9.065/98, Art. 66, Art. 3º Inc. VII e Art. 70 e Decreto Federal 6.514/08, que são atinentes a questões de poluição e flora, bem como prevê responsabilização criminal e administrativa.
Diante disso, foram realizados os termos circunstanciados e remetidos ao Ministério Público, bem como, foram confeccionados pela equipe da polícia ambiental os autos de infrações ambientais, impondo valores pecuniários e embargando os fornos aos responsáveis pelas condutas irregulares.
Os carvões apreendidos que estavam em condições de uso, foram destinados a várias instituições da região, entre elas: Educandário São José, Corpo de Bombeiro de Paranavaí, Apae de Diamante do Norte, Apae de Santa Cruz de Monte Castelo, SOS Maringá.
Esta última entidade atende crianças carentes e utilizou o carvão doado pela Polícia Ambiental em um evento da instituição para arrecadar dinheiro para benfeitorias na entidade. O presidente da SOS Maringá agradeceu muito a doação.
Resultados:
Autos de infrações Ambientais: 17
Valores dos AIAs: R$ 33.600,00
Carvão apreendido e doado: 13,070 toneladas
(Assessoria)





