Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Sanepar informa que abastecimento de água em Umuarama voltou à normalidade

A vazão do Rio Piava segue baixa, mas a produção de água está sendo suficiente para abastecer a população da cidade

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Sanepar informa que abastecimento de água em Umuarama voltou à normalidade
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 23 de janeiro de 2022 às 07h54 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 14h34

Após um período de baixa vazão do Rio Piava, devido à estiagem prolongada, a produção de água em Umuarama é considerada dentro da normalidade. A informação foi repassada pela Sanepar, que considera que o abastecimento de água em Umuarama está operando dentro do normal.

“Em dezembro, por causa do calor e estiagem, houve um aumento de consumo. Em janeiro, as chuvas retornaram e, com temperaturas mais amenas, o consumo voltou à normalidade”, informou a empresa a OBemdito.

Na ocasião, a Sanepar alertou a população de Umuarama para que economizasse água. “A Companhia aumentou em 15% a produção de água na cidade em dezembro, em relação aos meses anteriores, mas o aumento no consumo devido às altas temperaturas e ao tempo seco faz acender o sinal de alerta. As unidades de produção e distribuição de água estão operando no limite de sua capacidade e o Rio Piava teve queda de 45% na vazão por causa da estiagem”, divulgou a Sanepar na época.

Agora, a companhia de abastecimento explicou que a vazão do Rio Piava continua baixa. “As chuvas não foram suficientes para impactar no aumento de vazão. Embora o volume de chuva esteja abaixo do esperado, a produção de água está sendo suficiente para abastecer a população da cidade”.

Cabe ressaltar que segue sendo importante a colaboração da população na economia de água. Confira abaixo algumas dicas da Sanepar:

  • Não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados. Não faça a barba com a torneira aberta. Banhos rápidos também ajudam na economia. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consome aproximadamente 70 litros de água. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, que deve ser feita com água usada na lavagem de roupa ou da chuva, jamais com água potável.
  • Ao usar a máquina, é recomendado juntar o maior volume possível de roupas para lavar de uma só vez. A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
  • Verificar se há torneiras pingando e vazamentos no imóvel. Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. É necessária manutenção regular. As descargas sanitárias devem ser reguladas periodicamente. Em época de estiagem, o ideal é não lavar carros. Se for extremamente necessária a limpeza, deve-se usar balde e pano, reaproveitando a água da chuva ou da lavagem de roupas.
  • Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas