
Sábado tem vacina contra covid para crianças e adultos em Umuarama
A Secretaria de Saúde terá esquema especial para vacinação contra o coronavírus neste sábado (22) em Umuarama. E o programa […]


A Secretaria de Saúde terá esquema especial para vacinação contra o coronavírus neste sábado (22) em Umuarama. E o programa de imunização será completo, com doses disponíveis para todos os públicos, a começar por crianças com idade de 8 anos até doses um, dois e três para adultos, além da dose de reforço para quem recebeu o imunizante da Janssen.
De acordo com a enfermeira Jaqueline de Bortoli Shiribayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, das 8h às 11h30, na Escola Municipal Malba Tahan (que fica na avenida São Paulo, Zona II), a primeira dose (D1) será para adolescentes a partir de 12 anos e adultos de qualquer idade, com o imunizante da Pfizer. “A segunda dose (D2) será adiantamento para pessoas imunizadas em primeira dose com a vacina da Pfizer no dia 1º de janeiro ou datas anteriores (21 dias ou mais)”, relata.
A terceira dose (D3), com imunizante Pfizer, será destinada a pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose dia 22/09 ou datas anteriores (4 meses).
“Também vamos imunizar as gestantes vacinadas com a segunda dose dia 22 de agosto ou datas anteriores (5 meses), além de imunossuprimidos vacinados há 28 dias ou mais”, detalha, acrescentando que também serão feitas vacinas de reforço para pessoas que receberam a dose única da Janssen no dia 22/11 ou datas anteriores.
PARA AS CRIANÇAS
O cronograma de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde também vai ofertar primeiras doses para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, além de abrir para crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.
“Para vacinar as crianças nós disponibilizamos equipes nas unidades de saúde Jardim Cruzeiro e Bem-Estar, das 8h às 11h30. Vale destacar que a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável e apresentar atestado médico em caso de deficiência permanente ou comorbidade, lembrando ainda que é necessário levar documentação da criança (CPF, cartão SUS e documento com foto)”, finaliza.
(Assessoria PMU)