
Chega a Umuarama o primeiro voo comercial da Azul Linhas Aéreas direto de Curitiba
Às 17h55 desta terça-feira o Cessna Gran Caravan pousou pela primeira vez no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama


Às 17h55 desta terça-feira (25) o Cessna Gran Caravan da Azul Linhas Aéreas pousou pela primeira vez no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, procedente do Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. Sete poltronas destinadas a passageiros estavam ocupadas. E outras sete pessoas irão para Curitiba em voo que sairá ainda nesta terça-feira.
O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, fez questão de utilizar o voo inaugural, segundo ele, como forma de reconhecimento e gratidão à empresa aérea, ao governo do Estado e à Prefeitura da cidade. “Estamos, definitivamente, no mapa do desenvolvimento do Paraná”, comemorou.
De início, a Azul vai operar em três dias da semana. Às terças e quintas, as saídas de Curitiba serão às 17h15, com chegada a Umuarama prevista para as 19h10 (duração de 1h50). Os voos de regresso à Capital deixarão Umuarama minutos depois, às 20h55, com chega a Curitiba às 21h55.
Já aos sábados, as saídas de Curitiba acontecerão às 8h30, com chegada a Umuarama às 10h25. O retorno, saindo de Umuarama, será às 10h50, com chegada a Curitiba às 12h40.
“Costumo dizer que, aonde pousa uma de nossas aeronaves, decola o progresso. Quando um destino passa a contar com uma ligação regular por modal aéreo, a cidade passa a estar conectada com todas as regiões, criando um novo fluxo de deslocamento corporativo ou a lazer”, disse em Curitiba o assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras.
Além de Umuarama, a companhia também iniciou operações nos aeroportos de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória.
Em Paranavaí, outro destino que será servido pela Azul Conecta, as operações devem ter início em março, após a conclusão de obras de melhoria na infraestrutura do terminal, também com três voos semanais para Curitiba.

Nesta quarta-feira (26) serão abertos os envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir a regularização do Aeroporto de Umuarama junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial) para que a cidade receba as operações do ATR Bandeirante da Azul, com capacidade para até 72 passageiros.
Caso a licitação ocorra dentro da normalidade, apenas com prazos recursais na esfera administrativa (sem necessidade de judicialização entre as participantes), a ideia é que até o aniversário de Umuarama, em junho, o aeroporto Orlando de Carvalho já esteja recebendo os voos com a aeronave maior.
A bancária Mariangela reside em Curitiba, mas tem seus pais e filhos morando em Cidade Gaúcha. Ela chegou no voo inaugural e disse que foi uma experiência muito boa. Comentou que agora pretende visitar os familiares com mais frequência. “E meus filhos também podem ir me visitar mais vezes”, afirmou.
Após a chegada, o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos destacou que a viagem demorou 1h42 e foi muito tranquila, apesar de terem desembarcado na Capital da Amizade com chuva. “Foi uma emoção muito grande, um sonho que estamos há tantos anos trabalhando, pedindo e agora se torna realidade. Saímos de Curitiba com sol, depois o tempo foi fechando, mas o comandante nos trouxe com tranquilidade”, disse.
Ele acrescentou: “Hoje Umuarama está sendo conectada com o mundo. Peço aos empresários que valorizem, ajudem e em breve acredito que teremos uma aeronave de maior porte”.
Confira aqui a chegada do avião no aeroporto de Umuarama.

