
Apenas uma empresa apresenta proposta para gerenciar aeroporto de Umuarama
Infracea, de Brasília, será responsável pela execução do processo necessário para o início dos voos do ATR Bandeirante da Azul, com capacidade para 72 passageiros


Apenas uma empresa, a Infracea, de Brasília, entregou proposta para gerir o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama. Os envelopes da concorrência aberta pela Prefeitura foram entregues e abertos na manhã desta quarta-feira (26). Conforme o edital, o valor máximo a ser investido pelo período de um ano é de R$ 1,5 milhão.
Caso não haja impugnações, a Infracea Aeroportos, com sede em Brasília, deve assinar contrato com o município já nas próximas semanas e, assim, iniciar os trabalhos. Entre as responsabilidades da empresa está a adequação do aeroporto local para receber aeronaves de médio porte, como o ATR Bandeirante, que comporta até 72 passageiros.
Já está certo que a operação será executada pela Azul Linhas Aéreas, que nesta terça-feira (25) começou a conectar Umuarama a Curitiba, com o Cessna Grand Caravan, para no máximo 9 clientes. A expectativa é que os voos com o Bandeirante iniciem até o aniversário de Umuarama, em junho próximo, ou até antes.
O contrato com a vencedora da licitação também prevê serviços de engenharia para a elaboração de projetos básico e executivo referentes à instalação de equipamento de sinalização visual auxiliar à navegação aérea, denominado Papi (Precision Approach Path Indicator), ou indicador de percurso de aproximação.
Outros serviços inclusos são a adequação da sinalização horizontal e a implantação da sinalização vertical, com sistemas de alimentação elétrica, nas áreas do aeródromo, em conformidade com as especificações prescritas nas legislações vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Comando da Aeronáutica (Comaer), conforme o termo de referência e seus anexos.
Em seu site, a Infracea informa que foi criada em 2013 e apresenta um portfólio de grandes e renomados clientes, sendo especialista em operação aeroportuária, administração, certificação operacional, manuais, planos, programas, controle de tráfego aérego e capacitação, entre outros.