Aposentados da Prefeitura que não fizerem prova de vida ficarão sem pagamento
Aposentados e pensionistas do Fundo Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) devem realizar o recadastramento anual com a maior urgência possível, […]
Aposentados e pensionistas do Fundo Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) devem realizar o recadastramento anual com a maior urgência possível, caso contrário correm o risco de terem o pagamento bloqueado. De acordo com o regime previdenciário próprio da Prefeitura, a atualização dos dados é utilizada como prova de vida para servidores inativos e pensionistas.
Segundo Denise Constante de Freitas, administradora do FPMU, os formulários para atualização foram enviados via Correios aos beneficiários no mês do aniversário, que devem preencher e devolver até a data informada no documento. “Muitos beneficiários cumpriram com a obrigação, mas infelizmente ainda temos muitos que não se manifestaram, desta forma o benefício pode ser temporariamente suspenso até a regularização”, alertou.
Denise comenta que várias correspondências foram devolvidas pelos Correios, revelando que os beneficiários mudaram de endereço e não comunicaram ao FPMU. “Tentamos entrar em contato por telefone, utilizando o número informado no cadastro, mas muitos não atendem ou dizem que não existe. É uma situação que nos deixa realmente preocupados”, pontua.
A administradora ressalta ainda que há casos em que um beneficiário vem a óbito e a família não comunica o FPMU. “Já tivemos situações em que o aposentado falecido tinha direito a rescisão e esse dinheiro ficou parado. Há também casos em que o benefício deveria ser transferido para os herdeiros, que não sabiam. Mais uma vez destacamos a importância da atualização do cadastro”, reforça.
Fundo tem 617 aposentados e 167 pensionistas
O Fundo de Previdência Municipal possui hoje 617 aposentados e 167 pensionistas, muitos vivendo em outras cidades, espalhados por vários estados brasileiros. Esses beneficiários que não residem em Umuarama devem preencher o formulário de recadastramento anual perante um tabelião, no cartório de sua cidade. “A única forma legal de produzir a prova de vida, para quem é de fora, é dessa maneira, indo ao cartório”, registra Denise.
SERVIÇO – FUNDO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE UMUARAMA – FPMU – Recadastramento anual obrigatório – Rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho nº 4346 – Centro Cívico (próximo à Prefeitura). Telefones: (44) 3906-1025 ou 99995-8979 (Whatsapp).





