
Veículos do transporte escolar remunerado são vistoriados pela Umutrans
O prazo será prorrogado por conta da baixa procura dos proprietários em realizar a inspeção


Veículos do transporte escolar remunerado estão passando por vistorias na sede da Umutrans, em Umuarama. Até a manhã desta quinta-feira (27), apenas quatro veículos passaram por inspeção. A vistoria é obrigatória para renovar a autorização de circulação e atuação no primeiro semestre do ano letivo de 2022, que começa oficialmente dia 7 de fevereiro.
De acordo com Juracy Antônio Narcizo, chefe de divisão de transportes, até está quinta-feira (27), quatro veículos passaram pelo processo de vistoria. “Vamos precisar prorrogar o prazo, porque, tem algumas pessoas doentes e outras em viagem, mas acredito que no máximo 10 veículos atuarão neste ano”, contou.
Para realizar o transporte escolar em Umuarama é preciso a atualização do cadastro e a aprovação em vistoria veicular. “São exigidos equipamentos obrigatórios estipulado em lei, como cinto de segurança para todos os ocupantes, extintor de incêndio, pneus em boas condições, retrovisores externos adequados, tacógrafo e seguro em dia (quitado, não apenas em proposta), entre outras exigências”, observou.
Antes da pandemia, Umuarama tinha 19 veículos cadastrados e aptos para este tipo de transporte, porém, com o avanço da doença muitos motoristas ficaram sem condições de renovar. ” Vimos que muitos migraram para outros segmentos e por conta da pandemia. Mas o prazo será prorrogado para que os veículos aptos sejam verificados e possam fazer o transporte seguro das crianças”, finalizou.
Todos os veículos do transporte de escolares autorizados a trabalhar no município devem exibir um selo de vistoria, renovado semestralmente. Sem o selo, o veículo é considerado irregular, clandestino, e passível de notificação e apreensão, sem contar outras penalidades que podem ser aplicadas pelas autoridades de trânsito.
(Redação, com assessoria PMU)