Redação Publisher do OBemdito

Em parceria com IFPR, Educação vai reformar e padronizar secretarias escolares

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o curso de Arquitetura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) prevê […]

Foto: Assessoria PMU
Em parceria com IFPR, Educação vai reformar e padronizar secretarias escolares
Redação - OBemdito
Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 10h54 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 14h03

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o curso de Arquitetura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) prevê a padronização das secretarias das escolas e centros de educação infantil de Umuarama (CMEIs).

Os detalhes foram discutidos em uma reunião entre a secretária Mauriza de Lima Menegasso, a professora Juliana Cavalaro Camilo e a arquiteta Camila Gisele Piccolo, da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura.

A conversa também teve a participação de alunos das turmas de 3º e 4º ano de Arquitetura e da coordenadora da Educação, Elisangela Alves dos Reis. “Com o apoio dos alunos e da coordenação do curso, faremos uma avaliação de todas as 22 escolas e 19 CMEIs da cidade e dos distritos para planejar uma modernização da mobília e padronizar os ambientes”, disse a secretária Mauriza Lima. A ação tem total apoio do prefeito Hermes Pimentel.

Além de atender à necessidade do município, a parceria também aproximará os acadêmicos da atividade prática. “Será uma excelente oportunidade para eles aplicarem na prática os conhecimentos teóricos que estão adquirindo através do curso. Esse projeto será um diferencial importante para os 18 alunos que estarão envolvidos”, comentou a professora Juliana.

Para os alunos poderem dimensionar a ideia, Mauriza fez uma breve exposição da estrutura da Educação em Umuarama, detalhando a divisão das cerca de 9,5 mil crianças matriculadas na rede por faixa etária, as diferentes modalidades de ensino e as metas estabelecidas para o ano.

Já a arquiteta Camila falou sobre as obras em andamento, melhorias que foram implantadas nos últimos anos e a padronização de cores aplicada às unidades educacionais.

“Queremos concluir as reformas que estão em andamento, ampliar a oferta de vagas para a educação infantil – onde ainda existe fila de espera –, transformar mais estabelecimentos em tempo integral e implantar novas tecnologias para desenvolver a educação, além de garantir um ambiente mais adequado para os servidores. Nesse contexto, a reforma das secretarias tem grande importância”, explicou.

De acordo com a coordenadora Elisangela Reis, a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental são muito importantes no desenvolvimento das crianças. “Devemos proporcionar uma experiência agradável nesta fase da vida deles, pois é quando saem de perto dos pais e de casa para iniciar uma convivência com os coleguinhas, gente diferente, e passam a se integrar à comunidade. A escola deve ser um local estimulador, confortável e estruturado para esse convívio, esse crescimento”, completou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas