Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Projeto de lei busca transparência dos valores arrecadados com multas de trânsito

A divulgação de dados relativos a aplicação de multas de trânsito em Umuarama gerou polêmica e muitos questionamentos. Os números […]

Foto: Assessoria PMU
Projeto de lei busca transparência dos valores arrecadados com multas de trânsito
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 15h04 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 13h57

A divulgação de dados relativos a aplicação de multas de trânsito em Umuarama gerou polêmica e muitos questionamentos. Os números foram divulgados na última segunda-feira (31/1) pela Prefeitura e informam que em 2021 foram emitidas 44.600 notificações por avanço do sinal vermelho em ruas e avenidas da cidade. O valor pode ultrapassar R$ 13 milhões.

Aproveitando que o assunto voltou aos holofotes, o vereador Mateus Barreto (Podemos) informou que irá solicitar que um projeto de lei de sua autoria volte a ser discutido no plenário da Câmara Municipal.

“Vi cidadãos cobrando para onde estariam indo todo esse dinheiro. Sabe-se que há defesas, recursos e também inadimplência, o que fazem com que a arrecadação não seja desse montante. Onde eu quero chegar? Que eu concordo com as autoridades de trânsito e que precisamos melhorar nossa forma de dirigir. E também concordo que seja dada transparência aos valores arrecadados e como foram investidos”, disse Mateus.

O vereador disse que apresentou em 2019 um projeto de lei na Câmara para que fossem publicadas no Portal da Transparência todas essas informações.

“Do quanto se arrecadou e do quanto e onde se investiu. Quem paga a conta, merece saber aonde o recurso está sendo aplicado. Naquela época, por politicagem pura, não tivemos êxito na nossa demanda. Agora, solicitarei ao presidente da Câmara para que inclua em pauta este projeto, afim de que possamos garantir a devida transparência na arrecadação e aplicação desses recursos”.

Mateus disse a OBemdito que o projeto já foi analisado por todas as comissões permanentes da Casa de Lei, que deram pareceres favoráveis. E isso já deixa a propositura apta a ser votada em plenário.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas