Redação Publisher do OBemdito

Monsenhor Antonio Luiz é ordenado bispo auxiliar da Diocese do Rio de Janeiro

Celebração, uma das mais fortes e simbólicas do catolicismo, aconteceu neste sábado. Confira as fotos.

Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, primeiro padre da Diocese de Umuarama nomeado bispo pelo Papa Francisco (FOTOS FAGNER COSTA/DOMINE FOTOGRAFIA RELIGIOSA)
Monsenhor Antonio Luiz é ordenado bispo auxiliar da Diocese do Rio de Janeiro
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de fevereiro de 2022 às 22h02 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 13h41

Nomeado no dia 24 de novembro último pelo Papa Francisco como bispo auxiliar do Rio de Janeiro, o monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira teve sua ordenação episcopal celebrada neste domingo, na Catedral de Umuarama. Ele é o primeiro padre da diocese que se torna bispo, fato de grande repercussão e comemoração na Igreja.

A celebração, uma das mais emblemáticas do catolicismo, foi presidida pelo cardeal dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que veio à cidade, tendo como co ordenantes dom João Mamede Filho, bispo diocesano de Umuarama; e dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí.

Dom Vicente esteve à frente da Diocese de Umuarama de 2002 a 2010. Concelebraram a Santa Missa vários bispos, padres e diáconos da Diocese local e de outras espalhadas pelo Brasil.

Dom Catelan nasceu no dia 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha (PR). É o segundo filho de Luiz Fernandes Portel Ferreira (in memorian) e Maria Erci Catelan Ferreira. Foi batizado na Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário, de Cidade Gaúcha, no 15 de março de 1970.

Fez o ensino propedêutico no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Umuarama, e cursou Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR). Estudou Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina, de 1990 a 1994 e foi ordenado Padre em 5 de fevereiro de 1995, na Catedral de Umuarama.

Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira é pós-graduado em História da Filosofia, pela Universidade Estadual de Londrina; mestre em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP); doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutor em Teologia Sistemática, pela PUC-Rio.

Na Diocese de Umuarama desempenhou as funções de pároco, administrador paroquial, vigário geral, reitor de seminário, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador diocesano de Pastoral.

Também atuou como pároco e reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Umuarama, em Londrina; vigário paroquial na Arquidiocese de Maringá e, ultimamente, prestava serviços na área acadêmica, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Desde 2007, dom Antonio Luiz colabora em várias instâncias da Igreja no Brasil e no mundo.

Foi membro do Instituto Nacional de Pastoral, atuou na Secretaria da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008, e desempenhou várias funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de acumular uma larga experiência na área acadêmica, com atuações como professor, diretor de estudos e coordenador de cursos, especialmente na área da Teologia.

Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama, expressou sua alegria com a notícia da nomeação de dom Antonio Luiz Catelan Ferreira.

“É um grande júbilo, comovente, como o próprio Núncio diz na carta pessoal enviada a mim que, ‘vocês estão de parabéns’. Uma pessoa da Diocese elevada à dignidade do episcopado e à plenitude do sacerdócio demonstra que aqui muita gente vive intensamente o mistério da fé. Que seja um impulso de ânimo, para nós rumarmos cheios de alegria e entusiasmo para o nosso jubileu de ouro”, disse dom Mamede Filho.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas