
Umuaramenses participam de ‘Longão’, maratona com incentivo à prática esportiva
Um total de 240 umuaramenses madrugaram para participar de uma prova rústica que não tem um único ganhador: todos que […]


Um total de 240 umuaramenses madrugaram para participar de uma prova rústica que não tem um único ganhador: todos que completarem o percurso são considerados vencedores, e de fato todos os inscritos terminaram a prova. Esse é o espírito do Longão da Smel, uma espécie de corrida/ treino realizada para despertar nas pessoas o gosto pela prática da atividade física. O resultado superou os objetivos dos organizadores.
A prova foi realizada na manhã do último domingo (6), com largada às 6h e percursos de 5, 8 e 14 quilômetros na Estrada Pioneiro – a estrada velha para o distrito de Lovat. “Nesta segunda edição tivemos 240 pessoas de nossa cidade, quase o dobro da primeira prova do gênero, que reuniu 126 umuaramenses. Ao longo do trajeto eles tiveram pontos de hidratação para tomar água e ao final distribuímos medalhas para todos os competidores”, explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel), Jeferson Ferreira.
O secretário lembra que o evento não tem caráter competitivo e nem pódio para premiar primeiro, segundo ou terceiro lugar. É um desafio a todos para que vençam seus limites, concluam o trajeto e ganhem a medalha de participação. “O evento fez parte do Festival Smel Verão. A primeira edição aconteceu em novembro e agora praticamente dobramos o número de inscritos, um verdadeiro sucesso”, acrescentou Jefinho.
A Secretaria de Esportes e Lazer está programando um “Longão” de quatro etapas para 2022. Em cada etapa os atletas receberão uma medalha. Ao final do ano, as medalhas recebidas se juntarão para formar uma espécie de mandala. “Ainda não temos data para a primeira etapa, mas queremos iniciar por volta de abril. Estamos aguardando a confecção dos troféus e medalhas para definir os últimos detalhes”, acrescentou o secretário.
Outro detalhe do “Longão” é que a prova será realizada sempre na área rural, inclusive a próxima largada ocorrera no distrito de Lovat e depois será a vez de Serra dos Dourados. Além de divulgar a atividade física e esportiva, a Smel quer movimentar os distritos. Os inscritos também doaram caixas de leite que depois foram repassadas à Secretaria Municipal de Assistência Social para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Não podemos deixar de mencionar os nossos parceiros, que colaboraram para que o evento acontecesse: a realização é da Prefeitura e Smel, com apoio do Sesc, grupo Amigos que Correm, Viva + Assessoria Esportiva, Outliers Assessoria, Furious Fit, Esquadrão da Corrida e Martinha Assessoria Esportiva”, finalizou o secretário Jefinho.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)