
Após pedido de deputado, faixa de pedestres colorida em homenagem à visibilidade trans é removida
A faixa de pedestres que havia sido pintada com as cores do arco-íris em homenagem ao dia da visibilidade trans […]


A faixa de pedestres que havia sido pintada com as cores do arco-íris em homenagem ao dia da visibilidade trans teve suas cores removidas nesta quarta-feira (09) devido à recomendação do Ministério Público, após ofício protocolado por deputado do PSL pedindo a devolução da cor branca no local.
O ofício foi protocolado pelo o deputado estadual, Coronel Lee (PSL) que disse que a medida está em desacordo com a legislação do Código de Trânsito Brasileiro, que expressa que a faixa deve ser branca. Ele também afirmou que a ação é um desrespeito com as pessoas que não concordam com as ideologias do movimento LGBTQIA+, e que segundo ele, o procuraram indignados.
A faixa, localizada na Rua Benjamin Constant, em Foz do Iguaçu, havia sido pintada em homenagem ao dia nacional da visibilidade trans, celebrado em 29 de janeiro. A secretária municipal de Direitos Humanos, Kelyn Trento, argumentou que “Pintar a faixa é uma ação simbólica, que tem como objetivo primeiro chamar a atenção para justamente puxar a discussão sobre o respeito às pessoas trans, que precisam ter seus direitos e oportunidades respeitados”.
Na ocasião da pintura, a prefeitura disse que a faixa estava em acordo com a legislação, contanto que respeitassem o prazo determinado de 90 dias, dado o caráter experimental da ocasião pela data comemorativa. Após o ofício do deputado, o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) acatou as recomendações dadas pelo Ministério Público, que afirmou que a faixa estava em desacordo com a legislação de trânsito vigente.
(Com informações do RIC Mais)