
Secretaria de Esportes de Umuarama desafia ciclistas a pedalarem 200 km
Adeptos do ciclismo e pessoas que estejam pensando em iniciar atividades físicas estão sendo ‘desafiados’ pela Secretaria Municipal de Esportes […]


Adeptos do ciclismo e pessoas que estejam pensando em iniciar atividades físicas estão sendo ‘desafiados’ pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) a vencerem percursos de até 200 km de extensão, percorrendo estradas rurais de Umuarama. É o Desafio Índio Xetá, que já tem inscrições abertas (por meio deste link).
A participação é gratuita e os inscritos receberão medalhas a cada etapa vencida, para ao final do desafio formarem uma mandala em forma de troféu. Os interessados devem ingressar no “Ponto do Ciclista Umuarama”, através do aplicativo “Strava”.
A finalidade da prova é incentivar praticantes do ciclismo, principalmente iniciantes, a vencerem as distâncias estabelecidas em pedaladas que deverão ocorrer de março a junho deste ano. “Não incentivamos a disputa entre os participantes. O desafio é pessoal e a meta é apenas concluir os percursos dentro dos prazos, superando os seus limites”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira.
Serão quatro etapas com distância progressiva, de 50, 100, 150 e 200 quilômetros, que deverão ser percorridas em cerca de 20 dias cada. As premiações já têm datas definidas: 27 de março (1ª etapa), 24 de abril (2ª), 29 de maio (3ª) e 26 de junho (etapa final). Para acompanhamento e validação, a atividade deve ser sincronizada em modo ‘público’ no aplicativo, de forma individual, não podendo ser marcada por terceiros.
Os trajetos válidos estão indicados no mapa do Ponto do Ciclista, na Praça Portugal. Os inscritos serão adicionados a um grupo de troca de mensagens onde deverão compartilhar o resultado após cada etapa, para o controle da comissão organizadora.
“Queremos aumentar o número de umuaramenses realizando atividade física de forma regular, mas lembramos que a saúde física e mental é de responsabilidade de cada um. Por isso, sugerimos um check-up médico antes do início do desafio, que libere as pessoas aptas para atividades físicas”, orienta Jefinho. Bicicletas e equipamentos são de responsabilidade do participante.
Todos os ciclistas inscritos que concluírem o desafio receberão uma medalha por etapa. Como não há limite de participantes, os 100 primeiros inscritos que vencerem cada percurso ganharão uma medalha que, juntando as quatro etapas, formação o troféu em forma de mandala. A premiação será no Ponto do Ciclista.
Além disso haverá sorteio de brindes surpresa e, na última etapa, sorteio de uma bicicleta ofertada pela América Bike. O Desafio Índio Xetá é uma realização da Prefeitura de Umuarama, Smel e Associação Mountain Bike Clube Umuarama, com patrocínio da América Bike. Mais detalhes no Instagram da Smel ou pelo fone (44) 3906-1090.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)