
Usuários questionam mudanças nos horários do transporte coletivo em Umuarama
Empresa afirma que adequações servirão para atender universitários no período noturno


O que mais se ouvia no terminal urbano de Umuarama nesta semana eram questionamentos a respeito de mudanças nos horários dos ônibus do transporte coletivo. A Viação Umuarama, empresa que presta o serviço, colocou cartazes afixados nas paredes com diversas alterações, que são válidas a partir desta segunda-feira (14).
Um dos trabalhadores que questionou as mudanças foi Wilson Vilhote. Residente no Jardim Cruzeiro, ele precisa ir para o centro da cidade trabalhar e depois retornar para casa. O trabalhador Wilson disse que sai do serviço às 17h e agora terá que esperar atém 18h30 para tomar a condução.
“Sábado já não tem transporte depois das 13h. E quando precisamos trabalhar até as 17h? A gente liga e eles falam que a Prefeitura não paga o subsídio, por isso vão reduzir as linhas”, afirmou.
Outra prejudicada é Cristiane da Luz, que diariamente sai de sua casa perto do Colégio Bento Mossorunga e vai até a Levo Alimentos, na PR-323. “Pego uma circular 8h, vou até o terminal e de lá pego outra ir para a empresa, sendo que meu turno começa às 10h. Agora vai ter ônibus às 7h25. Para quem entra 10h no serviço não tem nenhuma hora mais perto, nem 8h, nem 9h. A saída vai ser pedir as contas e arrumar outra coisa. Além de não estar barato, não tem horário”, afirmou.
Raquel Regina da Silva Santos e Daiane Aparecida Silva moram no Jardim Itália e vão para o centro trabalhar. As duas também dizem que serão prejudicadas com as mudanças de horários.
“Pego o ônibus das 11h30 para trabalhar e não vai ter mais. Vou ter que pegar o das 10h45 em outro bairro, ir a pé até lá, senão chego atrasada ao trabalho”, disse Raquel. Daiane terá problemas semelhantes e comentou que o seu horário de meio-dia será prejudicado. “Ou vai ter que ir em outro bairro ou pagar mototáxis”.
Questionada por OBemdito, a Viação Umuarama enviou a seguinte nota: “A empresa está efetuando uma reestruturação de horários com baixa demanda durante o dia, para poder atender os estudantes(universitários) no período noturno, devido a volta as aulas presenciais”.
A respeito de comentários de que a viação não teria recebido o subsídio, a Secretaria de Fazenda da Prefeitura informou que o valor foi repassado no último dia 8.