
Frigorífico se manifesta após moradores questionarem forte odor em Cruzeiro do Oeste
Não há indícios que o odor desagradável que atingiu a cidade seja oriundo da atividade industrial do frigorífico


Na última semana um forte odor incomodou os moradores de Cruzeiro do Oeste. Nas redes sociais várias mensagens foram compartilhadas pelas pessoas que sentiram o desconforto.
Os moradores questionaram que o cheiro forte pudesse ser das lagoas de tratamento de um frigorífico na cidade, mas a empresa descartou essa possibilidade e se pronunciou por meio de uma nota.
Confira a nota enviada pela empresa:
Em atenção aos possíveis pontos de emissões atmosféricas ou de odores por parte da atividade industrial, o Frigorífico Astra informa à comunidade de Cruzeiro de Oeste que realiza o controle e monitoramento das emissões atmosféricas de acordo com o estabelecido pela legislação vigente, bem como possui dispositivos para controle e redução da emissão de odores nos processos onde são necessários. Também, possui equipe interna que acompanha cotidianamente o processo para prevenir eventuais desvios que possam impactar nos pontos supramencionados, de maneira que a atividade industrial possa ocorrer sem efeitos adversos à vizinhança e arredores. O cuidado e acompanhamento se estende, também, às lagoas de tratamento biológico, onde são utilizados produtos auxiliares que aumentam a eficiência das mesmas, além de prevenir a emissão de odores, tudo para que se promova o atendimento às exigências estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores e aumento dos índices de qualidade ambiental. Em anexo também estou enviando o relatório da Biotecnal, que nos fornece os produtos utilizados na lagoa e presta assessoria técnica no processo de tratamento de efluentes. Por fim, ressalto que não há indícios que o odor desagradável que atingiu a cidade seja oriundo da atividade industrial do frigorífico.
