
Umuarama: Acesf informa que jazigo aberto foi danificado pela ação do tempo
As imagens de um jazigo violado no cemitério municipal de Umuarama circularam pelas redes sociais e causaram indignação em muitos […]


As imagens de um jazigo violado no cemitério municipal de Umuarama circularam pelas redes sociais e causaram indignação em muitos internautas. Nas fotos é possível ver o túmulo aberto e, dentro dele, dois caixões infantis depredados.
O diretor-presidente da Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama) Édipo Turisco, informou através de suas redes sociais que os jazigos foram rompidos pela ação do tempo. Os familiares não foram identificados desde a constatação do problema ainda na sexta-feira (11).
“…não conseguimos localizar o proprietário do jazigo para que pudéssemos informar e obter a autorização para executar o serviço de reparo, evitando deixar exposto a urna e os restos mortais daquele ente querido”, diz a nota.
Ainda segundo a nota (veja na íntegra abaixo), Turisco explica que é importante todos aqueles que possuírem concessão de jazigos no cemitério de Umuarama, que procurem a Acesf para fazer o recadastramento para facilitar a atualização do cemitério e identificação das famílias.
NOTA DA ACESF
Esclarecimentos e informações de utilidade pública:
Estão circulando imagens nas redes sociais e WhatsApp, um problema constatado dentro do cemitério municipal de Umuarama, trata-se de jazigos danificados por falta de revestimento e que com o tempo é natural sua danificação estrutural pela exposição em dias de chuva e sol ficando exposto ao relento.
- Informo que na última sexta-feira (11/02), foi constatado este problema e tantos outros semelhantes no qual identificamos semanalmente, porém, não conseguimos localizar o proprietário do jazigo para que pudéssemos informar e obter a autorização para executar o serviço de reparo, evitando deixar exposto a urna e os restos mortais daquele ente querido.
- Informo ainda que é importante todos aqueles que possuírem concessão de jazigos no cemitério de Umuarama, que procurem a ACESF para fazer o recadastramento para facilitar a atualização do cemitério e identificação das famílias.
- Quero informar que todos os serviços de zelo e revestimentos devem ser feito pelos concessionários de jazigo, no qual está previsto em contrato sendo de responsabilidade total das famílias e informado pela ACESF no ato da aquisição.
- Comunico que muitos jazigos se encontram em estado de abandono, ficando suscetível a problemas estruturais por exposição ao relento e procedimentos administrativos previsto em lei.
E por fim, hoje faremos o tampão provisório (Brasilit) até que identificamos a família para autorização e reparo.
Desde já agradeço a compreensão de toda população de Umuarama.
Édipo Turisco
Diretor-Presidente ACESF.