Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Filho utiliza a musicoterapia para ajudar a mãe com Alzheimer

A musicoterapia fez com que Mirian resgatasse memórias afetivas que estavam perdidas

Umuarama: Filho utiliza a musicoterapia para ajudar a mãe com Alzheimer
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de fevereiro de 2022 às 16h25 - Modificado em 20 de fevereiro de 2022 às 20h32

Mirian Santos Oliveira era uma mulher ativa, esforçada, determinada e cheia de funções no dia-a-dia. Ainda na década de 90 ela contraiu uma infecção hospitalar, além de sofrer duas paradas cardiorrespiratórias.  

O filho dela conta que a mãe ficou em coma e quando acordou ainda conseguiu ter uma vida independente. Porém, em 2019 Mirian começou a ter lapsos de memória, confusão mental, além de outros problemas de saúde. O Alzheimer mudou os rumos da vida de Mirian e dos três filhos. Aos 54 anos, ela foi diagnosticada com a doença.

Em 2021, em meio ao caos da pandemia um de seus filhos foi chamado para ajudar a cuidar da mãe. Ele é músico e começou a cantar canções da época em que ela estava em pleno uso de suas faculdades mentais.

“Meu irmão mais velho (que cuidava da minha mãe até então) pediu a minha ajuda no cuidado em meio a pandemia. Topei o desafio e certa vez levei o violão para cantarmos músicas da época dela. Foi um momento sublime, pois ela já estava bem apática e a música fez com que ela acessasse memórias, sensações e emoções que há tempos não acessava”, contou Victor Augusto.

Mirian mora com Victor Hugo em Umuarama. A musicoterapia trouxe para família momentos inexplicáveis e a mulher conseguiu resgatar memórias afetivas que estavam perdidas. A emoção é visível nos olhos de Mirian quando o filho entoa as canções.

Alguns tratamentos são realizados por Mirian e eles a transformam no dia-a-dia. “O diferencial na vida da minha mãe são os tratamentos que realizamos desde fonoterapia, equoterapia, terapia ocupacional, caminhadas, e os principais: musicoterapia e o tratamento à base de cannabis. Esses tratamentos associados ao cuidado humanizado que venho desenvolvendo com ela tem freado a doença e proporcionado inúmeros momentos emocionantes e de descontração”, explicou o filho.

Recentemente o professor Victor Augusto apresentou um projeto ao vereador Sorrisal e que pode mudar a vida de muitas famílias que vivem com pessoas que foram diagnosticadas com o Alzheimer. O projeto apresentado é o Centro de Assistência ao Portador de Alzheimer (CPA).

Victor Hugo disse que o projeto “visa oferecer um serviço de assistência completa ao portador em um lugar onde possamos atender essas pessoas com cuidadores, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, músicos, oficinas, ginástica laboral, transporte, assistência social para encaminhamentos de novos diagnósticos. Um atendimento humanizado e uma assistência necessária para os familiares que também precisam trabalhar para sustentar a família. É um projeto piloto visto que atende primordialmente a população que convive com a doença diariamente. O vereador João Paulo Rodrigues Maciel de Oliveira, o Sorrisal, conheceu mais sobre o projeto e deve apresentar nas primeiras sessões deste ano em plenário”, disse.

“Eu acredito que uma assistência de qualidade às famílias pode mudar o tratamento de muitas pessoas que vivem com essa doença”, comentou o parlamentar.

O Alzheimer é uma doença que não tem cura e hoje afeta milhares de pessoas. “Com esse projeto nós vamos conseguir oferecer conhecimento às famílias e retardar que a doença avance. Como no caso da Mirian, ela foi diagnosticada aos 54 anos e o quadro desacelerou com aplicação de várias técnicas, entre elas a musicoterapia”, disse Sorrisal.

O vereador pretende apresentar um projeto futuro para abertura de uma casa da terceira idade com atividades variadas. “Essa casa terá jogos, brincadeiras, horta e entretenimento. Oferecer qualidade de vida para nossos idosos é essencial”, finalizou.

Diário Alzheimer

O professor Victor Augusto tem usado as redes sociais para disseminar informações sobre a doença e como pode ser tratada. O nome é ‘Diário Alzheimer’ e a audiência chega a milhões de pessoas alcançadas considerando as redes Instagram (17 mil) e Tik Tok (73 mil). Para conhecer mais basta acessar o instagram.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas