Redação Publisher do OBemdito

Prefeito inicia reinserção de 40 mil peixes nativos em lagos municipais de Umuarama

Os dois lagos de Umuarama receberam um grande volume de peixes na manhã desta sexta-feira, dentro do projeto de revitalização […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Prefeito inicia reinserção de 40 mil peixes nativos em lagos municipais de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de fevereiro de 2022 às 18h08 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 12h48

Os dois lagos de Umuarama receberam um grande volume de peixes na manhã desta sexta-feira, dentro do projeto de revitalização lançado pelo prefeito Hermes Pimentel. Foram soltos 25 mil espécimes de curimbas, piaus e lambaris em idade juvenil, nos lagos Aratimbó e Tucuruvi, dentro de um projeto de repovoamento que prevê a soltura de 40 mil peixes de espécies nativas.

Pimentel participou pessoalmente da ação. “Agora precisamos que a comunidade nos ajude nesse processo. Lembramos que a pesca é proibida nos dois lagos e é importante deixar esses peixes se desenvolverem para promover o equilíbrio ambiental”, disse Pimentel. Ele anunciou que a Prefeitura vai ampliar a fiscalização e conscientização dos frequentadores para que evitem a pesca e também construirá um guarda-corpo em madeira tratada, no entorno dos lagos, para delimitar o espaço destinado à visitação do público.

A primeira etapa do repovoamento contou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Sampaio, do secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, da chefe da divisão Rafaela Moreira e do vereador Newton Soares, que acompanhou a soltura no Lago Tucuruvi. A próxima etapa está prevista para março.

Pimentel afirmou que a administração municipal vai tratar melhor os cartões-postais de Umuarama. “O lago vivia uma situação de abandono, assoreado e sem cuidados. Iniciamos com a limpeza, que recuperou toda a lâmina d’água, estamos preparando os taludes para o plantio de grama, vamos revitalizar e ampliar os jardins com o plantio de milhares de flores, instalar o guarda-copo, reparar as calçadas e a passarela, enfim, dar uma nova ‘cara’ para o lago Aratimbó e também haverá melhorias no Tucuruvi”, anunciou.

O secretário Rubens Sampaio explicou que aos poucos as espécies nativas serão reintroduzidas e devem prevalecer sobre os peixes exóticos que hoje predominam no lago, especialmente a tilápia. Ele reforçou o pedido para que os visitantes evitem a pesca e disse que, futuramente, poderão ser realizados eventos de pesca controlada com organização e critérios bem definidos.

“Estamos cuidando da limpeza, estudando medidas para evitar o assoreamento e monitorando a qualidade da água através de análises laboratoriais para que o lago seja cada vez mais um ambiente equilibrado. É um dos pontos mais visitados da cidade e logo será um dos mais bonitos, com muitas flores, pássaros aquáticos, sombra, pistas bem cuidadas e uma vista incomparável”, completou.

(Fonte: Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas