
Defesa Civil reconhece situação de emergência em Altônia por falta de chuvas
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), decretou a ‘situação de emergência’ em Altônia pela estiagem […]


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), decretou a ‘situação de emergência’ em Altônia pela estiagem que o município está passando. A Portaria foi publicada pelo Diário Oficial da União na última semana. O reconhecimento do Governo Federal permite que o Município possa solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional para beneficiar as famílias afetadas pela falta de chuva, em especial, as que trabalham no ramo da agropecuária.
A estiagem que atinge Altônia começou no mês de setembro e permanece até os dias atuais. A falta de chuvas expressivas causou perdas significativas nas lavouras de cultivos anuais, como milho, mandioca, soja, entre outros, além de danificar as pastagens – o que afeta também a bovinocultura (leite e corte).
O assunto estava sendo tratado pela Administração Municipal desde as últimas semanas, quando o chefe do Executivo conversou com representantes da Defesa Civil para verificar os trâmites necessários para que o Município pudesse ser beneficiado.
“Com o decreto publicado, seguimos agora com a adoção de novas medidas para que possamos auxiliar todos os envolvidos. Vamos agilizar as ações necessárias”, destaca o prefeito Claudenir Gervasone.



(Assessoria Prefeitura de Altônia)