
Polícia resgata filhotes de jabutis que estavam sendo vendidos em Cruzeiro do Oeste
A Polícia Ambiental de Umuarama resgatou filhotes de jabutis que supostamente estavam sendo comercializados em Cruzeiro do Oeste. Conforme os […]

A Polícia Ambiental de Umuarama resgatou filhotes de jabutis que supostamente estavam sendo comercializados em Cruzeiro do Oeste. Conforme os policiais, a equipe recebeu uma denúncia anônima nesta quinta-feira (24) informando que estava ocorrendo a venda dos jabutis filhotes.
A equipe da Polícia Ambiental – Pelotão Umuarama solicitou apoio a ALI (Agência Local de Inteligência) do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) para verificar se a denúncia era verdadeira. Após diligências com as informações fornecidas pela Equipe Ambiental foi constatado pelo 7º BPM que numa propriedade rural havia 12 jabutis.
Os policiais ambientais foram para Cruzeiro do Oeste por volta 13h e encontraram os 12 répteis da fauna silvestre nativa brasileira, de nome popular jabuti, nome científico Chelonoidis carbono ria, sendo 9 filhotes. Segundo as pessoas abordadas os jabutis bebês nasceram ‘na data de ontem’. Questionados se possuíam alguma autorização para ter os animais, eles responderam que não.
Foi lavrado o auto de infração ambiental com multa no valor de R$ 6 mil. Os policiais informaram sobre os procedimentos para exercício de ampla defesa e contraditório. Diante da conduta in tese praticada tipificada no art. 24 § 3 III do decreto federal 6.514/08, visto Lei Federal 9.605/98 art. 70, bem como art. 29 § 1º III, foi lavrado o termo circunstanciado na esfera criminal.
Os 12 animais e destinados ao órgão ambiental competente.
A ação faz parte do Programa V.I.G.I.A., por meio da Operação Hórus do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, o efetivo do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde da Polícia Militar do Paraná, empregado na Base Interestadual Trarbach.





