
Com ampliação do repasse de recursos, Lar Santa Faustina poderá atender mais idosos
Prestes a completar 55 anos de fundação, o Lar Santa Faustina – antigo Lar São Vicente de Paulo – vai […]


Prestes a completar 55 anos de fundação, o Lar Santa Faustina – antigo Lar São Vicente de Paulo – vai ampliar sua capacidade de acolhimento de idosos graças a um aumento no subsídio mensal que a Prefeitura de Umuarama passa a realizar a partir deste mês. A mais antiga instituição de caridade da cidade agora terá recursos para a admissão de mais internos.
Desde o dia 30 de outubro do ano passado o Lar é a administrado pelas Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia e presidido pela irmã Edith Veritas. Ela comemorou o aporte financeiro, destacando que a contribuição é muito bem-vinda.
“Todos sabem da importância do trabalho realizado aqui com os idosos. Tudo é feito com muito amor e dedicação, mas exige dinheiro, exigem recursos para manter tudo funcionando. E essa garantia que recebemos hoje significa muito para a obra”, resumiu.
A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, relata que o prefeito Hermes Pimentel solicitou pessoalmente uma atenção especial ao Lar Santa Faustina, pois tem consciência que um município do porte de Umuarama precisa ter uma entidade forte e bem estruturada para atendimento dos idosos que não têm vínculo familiar.
“A administração municipal aumentou de R$ 860 para 1.065 por interno, por mês, o que vai ainda refletir em uma ampliação de 65 para 70 idosos custeados pela Prefeitura. Temos aí um reajuste real de quase 30% no recurso”, pontuou.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
Conhecido como “Lar dos Velhinhos” e “Asilo”, o Lar Santa Faustina está em atividade desde 1968, recebendo e cuidando de idosos que ficam em regime de internato. Para poder administrar as ações de assistência social ao idoso, o Ministério do Desenvolvimento Social define instituições assim como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso), garantindo cuidados a idosos sem vínculo familiar, abandonados ou sem condições de prover a própria subsistência, oferecendo alimentação, cuidados com a saúde e convivência social.
O Lar atende às necessidades básicas dos idosos, tendo uma equipe de profissionais que garantem o funcionamento dos serviços, como cuidadores, profissionais de saúde, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, médicos e nutricionistas, além de toda equipe de limpeza.
“Aqui nós também temos atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer diariamente, além de ações para o desenvolvimento de condições para a independência e o autocuidado, promovendo a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência”, acrescenta Irmã Edith, destacando que existem várias formas de contribuir com a instituição e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3639-2527 ou pessoalmente (O Lar fica na rodovia PR-323 km 305, saída para Maringá).
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)