
Moradora de Umuarama relembra os desafios enfrentados para vencer a Covid
Exemplo de força, coragem e superação


Superação e gratidão! Essas são as palavras que norteiam a vida de Márcia Santos, 35 anos. A mulher que é mãe, profissional, dona de casa, esposa e temente a Deus. Em 2021 ela viveu um de seus maiores obstáculos que foi vencer a Covid-19.
Márcia ficou 29 dias internada no Hospital Uopeccan, sendo que 10 foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante o período em que esteve na UTI ficou intubada e respirando apenas com ajuda de aparelhos. “Hoje eu posso dizer que venci essa doença terrível. A minha família foi essencial para que eu conseguisse vencer a covid-19. Eles me ajudaram a chegar aqui, voltar a trabalhar e viver normal em casa”, destacou.
Há seis meses Márcia retomou às atividades do dia-a-dia, entre elas, trabalhar. “Eu trabalho aqui (loja) há 13 anos, mas precisei ficar em casa por um longo período para ficar em plena recuperação. Foi um período difícil. Eu me senti fragilizada e sensível, mas agora eu estou muito bem”, lembrou.

Ser mulher não é uma tarefa fácil. É viver todos os dias uma luta diferente em busca de superar os obstáculos. “Só o fato de nós sermos mulheres isso já vem cheio de pré-julgamentos. Mas a gente precisa se impor todos os dias e por isso precisamos buscar o nosso espaço. Vivemos em uma sociedade muito machista ainda, mas a mulher pode estar onde quiser”, observou.
Para Márcia um dos maiores desafios ao longo da vida foi enfrentar a doença. “Eu tive muito medo! Eu pensava no meu filho, meu esposo, meu trabalho. E o medo tomou conta da minha vida, eu pensava que nunca mais iria voltar”, enfatizou.
Márcia ficou conhecida em praticamente toda Umuarama por seu exemplo de garra e superação. Casada com Adriano Pedrão, ela é mãe do pequeno Caio de 8 anos. Quando esteve internada o filho escreveu uma cartinha que ganhou o coração de muitas pessoas.
O bilhete escrito a mão dizia: Oi mãe estou com saudade tem mais de 4 pessoas rezando pedindo para Deus para você voltar logo, eu sinto sua falta todo santo dia e lembro como você é especial. Então eu sinto muito sua falta e essa carta está sendo escrita pela caneta que você me deu.. Eu estou chorando escrevendo essa carta pois estou com muita saudade. TE AMO MUITO MUITO.
Uma carta cheia de sentimentos e emoções que ganhou repercussão. Caio fez com que, a mulher de sua vida fosse conhecida por inúmeras pessoas que se uniram com único propósito pedir à Deus para que a saúde dela fosse restabelecida. “Eu me senti abraçada por desconhecidos e isso me fez forte e me fez ver o quanto podemos ser amados. Por isso eu lutei muito para restabelecer minha saúde e estar aqui hoje”, enfatizou.
A realização do sonho de Márcia é descrita em uma única palavra “família”. “A minha família me faz realizada como mulher. O meu filho é tudo que eu tenho de mais precioso. O meu esposo é espetacular. Eu só posso agradecer à Deus por tantas bênçãos em minha vida”, finalizou.