Maria da Sopa: mulher de fé, coragem e símbolo de amor ao próximo
Há 25 anos ela comanda a Associação Vida e Solidariedade no Parque Industrial
Conhecida nos quatro cantos de Umuarama Maria da Sopa é um grande exemplo de mulher e referência para muitas. No rosto ela carrega as marcas dos seus 87 anos de vida, mas não deixa de lado seu jeito simples e meigo em cativar tanta gente.
Dona Maria da Sopa exerce com maestria o papel de mulher na sociedade e há 25 anos comanda a Associação Vida e Solidariedade no Parque Industrial. “Eu sempre quis e sempre fiz tudo com muito amor. Deus me deu essa possibilidade e por isso eu sou grata em poder ajudar às pessoas”, contou Maria da Sopa.
Dona Maria vive em prol às causas sociais do bairro Industrial, um dos mais carentes de Umuarama. Mesmo em meio as circunstâncias da vida, ela não deixa se desanimar e sempre luta em busca de melhorar a qualidade de vida daquela gente. Mãe de 10 filhos, avó de 18 netos e 21 bisnetos, ela carrega também a missão de mãe e mulher na vida de inúmeras pessoas.
“Eu me sinto muito importante. E é muito gratificante ver essas crianças esbanjando alegria e felicidade. Eu sempre sou muito feliz em fazer o que eu gosto”, enfatizou.

O legado da idosa é trabalhar em prol a vida das pessoas. Sem vaidade e sem a busca constante por reconhecimentos, a mulher se sente realizada. Ela é do sexo frágil, mas feroz quando a pauta é os filhos, a família e o projeto Vida e Solidariedade. “Eu sempre agradeço a Deus por me dar saúde e me proporcionar servir ao próximo. Sozinha eu não sou ninguém, mas com a sociedade e amigos eu posso me tornar melhor”, destacou.
Aos 87 anos, Maria da Sopa carrega uma vida cheia de experiências e na mala bagagens com conhecimentos da vida e reconhecimentos pelo seu papel na sociedade. “Toda mulher já sofreu algum preconceito na vida, mas isso não é motivo para nos fazer desanimar. Todos os dias eu peço para Deus dar forças àquelas que sofrem com algum preconceito da sociedade e que por algum motivo estão desanimadas. Nós precisamos ser fortes todos os dias”, observou.
Fugindo dos padrões sociais e de beleza das mulheres dona Maria da Sopa carrega sua identidade própria. É a mulher brasileira que, luta, trabalha, sonha e ajuda ao próximo. Ela não esconde a alegria em servir. É a mulher que vive com sorriso no estampado rosto, de voz calma e serena e que esbanja saúde. “Eu penso nos outros e em amar o próximo. Eu não tenho projeto escrito, meu projeto de vida é o Amor”, finalizou.





