
Procon Umuarama abre investigação para analisar grave pane nos sistemas do Itaú
Após várias reclamações de clientes do Banco Itau Unibanco S/A sobre erros em saldos bancários e instabilidade no sistema, registrados […]


Após várias reclamações de clientes do Banco Itau Unibanco S/A sobre erros em saldos bancários e instabilidade no sistema, registrados durante quase toda a quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, oficializou um Termo de Investigação Preliminar contra a instituição financeira, que deve se manifestar até a próxima segunda-feira (7).
De acordo com Deybson Bitencourt Barbosa, o problema começou já pela manhã, quando correntistas afirmaram ter acordado com saldo zerado ou negativo em suas contas; outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. “Houve também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento”, conta o secretário.
No Termo de Investigação Preliminar expedido, o Procon requereu, dentre outros esclarecimentos, o motivo da instabilidade, as medidas adotadas para regularizar a situação no menor tempo possível, a quantidade de clientes/consumidores impactados, os tipos de transações comprometidas e se o fato possuía relação com ataques de terceiros (os chamados hackers).
“Em nota preliminar divulgada pela defesa do banco, eles minimizaram essa grave situação, classificando como ‘apenas uma instabilidade no sistema’, o que não corresponde com a realidade enfrentada pelos correntistas”, observa.
O secretário relata ainda que questionou a instituição financeira sobre como irá ressarcir os possíveis prejuízos dos clientes, além de solicitar um canal exclusivo para que o Procon possa oferecer soluções rápidas e práticas a todos os que recorrerem à Secretaria.
“A responsabilidade dessas instituições é realmente grande e os direitos dos correntistas estão garantidos no artigo 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, definiu Bitencourt.
(Assessoria PMU)