Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama: Prefeitura e Câmara emitem notas de pesar pelo falecimento de Dona Neiva Garcia

O falecimento da professora e vice-reitora da Universidade Paranaense – Unipar, Neiva Pavan Machado Garcia, causou comoção em Umuarama e […]

Foto: Divulgação Unipar
Umuarama: Prefeitura e Câmara emitem notas de pesar pelo falecimento de Dona Neiva Garcia
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 7 de março de 2022 às 22h15 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 11h46

O falecimento da professora e vice-reitora da Universidade Paranaense – Unipar, Neiva Pavan Machado Garcia, causou comoção em Umuarama e diversas outras cidades do Paraná e até mesmo e outros estados. Dona Neiva, como era carinhosamente chamada, faleceu nesta segunda-feira (7) após travar uma batalha contra o câncer.

A Prefeitura de Umuarama emitiu uma nota de pesar onde lamenta a morte da educadora.

“É com grande pesar que o prefeito Hermes Pimentel se solidariza com a família da educadora Neiva Pavan Machado Garcia, ex-reitora e uma das fundadoras da Universidade Paranaense (Unipar) ao lado do marido, também já falecido, Cândido Garcia. A morte da ex-reitora, de 79 anos, comunicada no final da tarde desta segunda-feira, 7, pontua uma trajetória de muita luta para tornar a Unipar referência no ensino superior brasileiro, formando milhares de profissionais nas mais diversas áreas, cidadãos e líderes bem-sucedidos.

Dona Neiva deixa quatro filhos (entre eles o atual reitor, Carlos Eduardo Garcia) que herdaram muito da sua paixão pela educação. Nascida em Araçatuba (SP), tinha formação e pós-graduação nas áreas de História e Pedagogia. A família criou em Umuarama, em 1972, a Fafiu (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) e depois as Faculdades Integradas da Apec (Associação Paranaense de Educação e Cultura), que foram o embrião da Unipar. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

À família, e a todo o universo acadêmico da Unipar, o prefeito Hermes Pimentel manifesta suas mais sinceras condolências e espera que todos encontrem em Deus o consolo para este momento de luto e sofrimento”.

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Umuarama também divulgou nota de pesar lamentando o falecimento:

“A Câmara Municipal de Umuarama declara luto oficial no âmbito do Poder Legislativo Municipal, pela passagem da Professora Neiva Pavan Garcia Machado, ex-reitora e atual vice-reitora administrativa da Universidade Paranaense – Unipar. Uma guerreira que sempre lutou pela educação, além de ser um ícone da mulher na sociedade umuaramense. Ela se despede de Umuarama nesta terça-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Uma data de grande simbologia, para uma mulher que é símbolo de garra e determinação”.

Grupo Alfa

A UniAlfa Faculdade publicou em suas redes sociais uma nota de condolências:

“A Família UniAlfa e o Grupo de Ensino Alfa Umuarama, através de seus diretores e mantenedores, em nome de toda a comunidade acadêmica, vem a público expressar seu profundo pesar aos familiares enlutados pelo falecimento da senhora Neiva Pavan Machado Garcia, fundadora da Universidade Paranaense – Unipar.

Dona Neiva, como era carinhosamente conhecida, junto ao seu esposo, Dr. Cândido Garcia, foram responsáveis pela implantação e expressivo desenvolvimento da educação superior local, regional e estadual, contribuindo para o fortalecimento do munícipio de Umuarama.

Recebam nossas orações nessa hora difícil, além de nosso abraço de afeto, respeito e nossas sinceras condolências. UniAlfa e Grupo de Ensino Alfa Umuarama”.

Sinepe/NOPR

O Sinepe/NOPR – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do estado do Paraná – emitiu a seguinte nota:

“O Sinepe/NOPR expressa pesar pela morte de Neiva Pavan Machado Garcia, mãe de Carlos Eduardo Garcia, reitor da Unipar. Dona Neiva foi uma grande incentivadora da educação, teve uma trajetória inspiradora e, ao lado do marido Cândido Garcia (o Candinho, in memoriam) e dos filhos, ajudou a transformar a Unipar numa instituição que é referência no ensino superior do país e formou milhares de profissionais. Seu trabalho a credenciou a ganhar o título de cidadã honorária de Umuarama e do Paraná. 

O Sinepe/NOPR expressa condolências a Carlos Eduardo e a toda a sua família”.

UniFatecie

O Centro Universitário da UniFatecie também demonstrou suas condolências à família Garcia:

“Nesse momento difícil para família Garcia, é com imenso pesar que o Centro Universitário UniFatecie comunica o falecimento da matriarca da família Garcia, de nossa coirmã Unipar. Dona Neiva Pavan Garcia sempre foi muito querida e respeitada dentro da Universidade por alunos, professores e corpo técnico administrativo.

Prestamos nossa solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor, por esta irreparável perda.  Rogamos a Deus para que possa confortá-los nesse momento, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.

Mensagem da reitoria do Centro Universitário UniFatecie”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas