
Ginásio de esportes do bairro Sonho Meu é oficialmente entregue à população
Umuarama passou a contar com uma nova e moderna estrutura esportiva nesta quinta-feira, 10, que beneficiará preferencialmente os moradores de […]


Umuarama passou a contar com uma nova e moderna estrutura esportiva nesta quinta-feira, 10, que beneficiará preferencialmente os moradores de um dos bairros mais populosos da cidade. Ao lado de lideranças regionais o prefeito Hermes Pimentel inaugurou o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Conjunto Habitacional Sonho Meu, que leva o nome de Ginásio de Esportes Professor Reginaldo Gomes da Cruz, homenageando uma das grandes personalidades da história do esporte na Capital da Amizade.
A inauguração põe fim a sete anos de expectativa da comunidade local. “Depois de um grande esforço da nossa equipe de Obras, finalmente os moradores poderão utilizar esse moderno espaço para a integração comunitária, a prática de atividades físicas para todas as idades e os projetos de iniciação esportiva desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) em outros pontos da cidade”, destacou Pimentel.
“É melhor investir em esporte agora do que em policiamento, depois, para conter a criminalidade”, comentou, agradecendo aos vereadores, a quem considera “parceiros para o desenvolvimento do município”.
A conclusão do ginásio do Sonho Meu simboliza a vitória sobre uma série de dificuldades, ao longo da construção, como atrasos no repasse de recursos federais, mudanças de governo, problemas com empreiteiras e até o abandono da obra. “Mas isso é passado. A nova praça esportiva será muito útil para a população. Teremos aqui espaço para escolinhas de modalidades variadas, atividades para combater o sedentarismo e projetos sociais”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira.

A inauguração contou com as presenças dos vereadores Ednei do Esporte, Ana Novais, Sorrisal, Newton Soares e Mateus Barreto, do deputado federal, Zeca Dirceu, de secretários municipais, lideranças do bairro e da viúva do professor Reginaldo, Ana Paula – acompanhada de filhos e netos –, que fez uma homenagem emocionada.
Pimentel lembrou que a construção foi iniciada em 2015, mas teve vários percalços e foi paralisada, sendo retomada em julho de 2020, com nova licitação. No projeto foram investidos R$ 3,6 milhões em recursos do governo federal e contrapartida do município.
O ginásio de esportes tem 2.419 m² de área construída, com quadra coberta, arquibancadas para 180 pessoas com assentos, banheiros, vestiários, espaço administrativo, sala de técnicos/professores, sala de primeiros socorros, copa e mezanino, além da quadra aberta na parte externa. Todos os ambientes são adaptados a pessoas com deficiência (PCD).
Em breve a Smel iniciará atividades com a comunidade do Sonho Meu para que a estrutura atinja os seus objetivos, entre os quais a prática esportiva e de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida da população. “Quanto mais gente em atividade a cidade tem, menos problemas de saúde física e mental nós enfrentamos. O ginásio vem para movimentar a população local e contamos com a ajuda de todos para conservar e cuidar deste belo espaço”, completou o secretário Jefinho.