
Viação Umuarama faz estudo para avaliar aumento no preço do diesel
A assessoria de comunicação da empresa de transporte público Viação Umuarama se reuniu nesta sexta-feira (11) para avaliar o cenário […]


A assessoria de comunicação da empresa de transporte público Viação Umuarama se reuniu nesta sexta-feira (11) para avaliar o cenário atual a partir do impacto causado pelo aumento do combustível. Só a partir do início da próxima semana a empresa espera concluir o estudo e até mesmo medidas econômicas.
O óleo diesel representa o principal custo operacional da empresa de transporte, superando até mesmo as despesas com a contratação de mão de obra.
Embora o ministro da Infraestruturura, Tarcísio de Freitas, tenha minimizado as possibilidades de greve, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU) se manifestou dizendo que reajuste de 25% do óleo diesel terá um impacto médio de 7,5% no custo das empresas operadoras de transporte coletivo.
A esperança é que a medida aprovada pelo Senado na tarde desta quinta-feira (11), o Projeto de Lei complementar (PLP) 11/2020 tenha efeitos positivos. O texto propõe a redução do preço dos combustíveis a partir da cobrança única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Pelo sistema atual, o ICMS sobre combustíveis varia de estado para estado e é calculado em toda a cadeia de distribuição e sobre um preço médio na bomba.
O PLP propõe que o tributo tenha um preço fixo, em reais, por litro de combustível, em vez de ser cobrado como uma porcentagem sobre o preço final do produto.
(Com informações da Agência Estado)