
Onça Indira é capturada para pesquisa; monitores desconfiam que ela esteja prenha
A onça pintada de nome Indira foi capturada, no Dia Internacional da Mulher (terça, 8), no Parque Nacional do Iguaçu, […]


A onça pintada de nome Indira foi capturada, no Dia Internacional da Mulher (terça, 8), no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, para fins de pesquisa e monitoramento da espécie. A ação faz parte da campanha binacional feita entre entidades do Brasil e da Argentina.
A campanha, lançada nesta última quinta-feira (10), visava entender melhor a espécie para melhor ajudar a criar novas estratégias de conservação dos animais. As entidades que realizaram o projeto são a Onças do Iguaçu e o CENAP/ICMBio, no Brasil em parceria com o projeto argentino Yaguareté.
Indira é acompanhada desde filhote pelos projeto Projeto Onças do Iguaçu, e é tida como uma modelo pela instituição, pois está sempre aparecendo com seu filhote Aritana e posando para câmeras de monitoramento. Ela passou a utilizar um colar com GPS para coletar dados que serão utilizados na pesquisa.
Em análise na captura, foi constatado que a fêmea de 40 quilos está com uma saúde perfeita, e após passar o efeito do sedativo, ela foi devolvida à mata. Em 2020, Indira atingiu a maturidade sexual, e recentemente foi vista com um macho da mesma espécie, o Peter. Monitores desconfiam que ela esteja prenha.
(Redação, com informações RicMais)