
Moda country assume o protagonismo dos looks na Expo Umuarama
O início do rodeio na Expo Umuarama tem uma influência direta no guarda roupas dos frequentadores. Calças, botas, camisas e […]


O início do rodeio na Expo Umuarama tem uma influência direta no guarda roupas dos frequentadores. Calças, botas, camisas e cintos com fivelas expostas e brilhantes passaram a ser vistos com mais frequência no look dos frequentadores do Parque Dario Pimenta da Nóbrega.
No espaço comercial da feira, a loja Tuti Country Modas com sede na Avenida Paraná, em Umuarama, observa o crescimento das vendas, muito embora os clientes sejam fiéis em todas as épocas do ano.
“Tem muita gente que usa o look country no dia a dia, principalmente, as botas e calças. Em época de exposição, muitos aproveitam para comprar novas peças e quem não consome o estilo acaba aproveitando para se vestir de acordo com o evento”, comentou a proprietária Roberta Rosolen Cordeiro.
Assim como a música e os rodeios, a moda country também surgiu nos Estados Unidos, no Texas, um dos maiores representantes da cultura no mundo. E aquilo que virou moda, lá atrás tinha um grande propósito: proteção e necessidade.
Os homens usam calça, bota, camisa xadrez, chapéu ou boné, a indispensável fivela de vaqueiro em versões quadradas e arredondadas com vários tamanhos e tem até aqueles que inovaram o visual, trocando a tradicional calça pelas bermudas estampadas em tecido tactel.
Para as mulheres, além da calça e da bota, a variação está na parte de cima do look. “Elas procuram as t-shirts com brilho e tem ainda os bodys curtos e de manga longa”, aponta Roberta, lembrando que as botas de couro exótico – jacará, avestruz e arraia – estão tendo grande procura.
A Tuti Country Modas foi fundada em 1993 e desde essa época, a loja participou de todas as edições da Expo Umuarama. “É bom voltar depois da paralisação com a Pandemia. As vendas melhoraram bastante”, comentou.
Chapéu
O casal de proprietários da empresa Chapéus Mundial, Leia Silveira Faria Martins e Márcio Ademir Martins, fundada em 2002, vende toda linha de chapéus da linha moda country para o Paraná e outros estados brasileiros. “Temos chapéus femininos e masculinos com preços a partir de R$ 30 até R$ 300”, revela Leila, que coordena a facção da fábrica que hoje emprega 90 funcionários em Umuarama. A empresa é uma das apoiadoras da Expo Umuarama.



