Redação Publisher do OBemdito

Ambulatório de Infectologia leva informações sobre tuberculose a várias entidades

Com o objetivo de levar informação à população, o Ambulatório Municipal de Infectologia realiza, entre os dias 14 e 31, […]

Foto: Assessoria PMU
Ambulatório de Infectologia leva informações sobre tuberculose a várias entidades
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de março de 2022 às 19h50 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 11h11

Com o objetivo de levar informação à população, o Ambulatório Municipal de Infectologia realiza, entre os dias 14 e 31, uma série de ações voltadas à prevenção da tuberculose e às infecções sexualmente transmissíveis. As palestras serão realizadas pelo médico Celso José Gomes e pela psicóloga Lucinéia Ceolin em diversas instituições da cidade.

Dr. Celso, responsável pelo programa de combate à tuberculose, explica que trata-se de uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta principalmente os pulmões.

“A forma pulmonar, mais comum, é também a mais relevante para a saúde pública. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos, ocorre com mais frequência em pessoas que vivem com HIV, especialmente entre aquelas com o sistema imunológico comprometido”, detalha.

O clínico geral iniciou a programação da campanha contra a tuberculose nesta segunda-feira (14) falando para pessoas atendidas no CAPS AD (Centro de Referência em Assistência Psicossocial – Álcool e Drogas). Na sexta-feira (18) ele fala às 8h para os frequentadores do Centro Pop e no dia 24 (quinta-feira) para os usuários da Apromo.

Também haverá palestras no dia 28 no Hospital Santa Cruz, no dia 30 no Caps II e no dia 31 novamente no Hospital Santa Cruz.

Já a psicóloga Lucinéia Ceolin fala sobre o tema ‘Adolescência e Sexualidade’ na próxima quarta-feira (16) no Sesc, em dois horários – às 13h30 e às 15h30. E no dia 30 ela realiza palestra especial sobre IST´s Aids também em dois horários – às 13h30 e às 15h30.

“Lembrando que todas as palestras têm o objetivo de levar informação sobre formas de prevenção de doenças infecciosas”, observa Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas