
Apae insere alunos no mundo de trabalho através de programa de educação profissional
Cerca de 30 alunos já estão empregados através do projeto, e mais de 40 estão em fase de treinamento


Autonomia e independência. Esses são os objetivos do Projeto de Educação Profissional e Inclusão no Mundo de Trabalho, promovido pela Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Umuarama. O programa conta atualmente com cerca de 30 alunos trabalhando em diversos setores em várias empresas de Umuarama.
OBemdito conversou com Elidiamara Simões, assistente social responsável pelo projeto, que disse que a iniciativa para sua criação partiu principalmente dos membros da escola – do corpo docente e assistentes sociais -, que perceberam essa necessidade após escutarem os alunos e entenderem suas diversas realidades.

O processo de ingresso dos alunos nas empresas é minucioso e o candidato passa por várias etapas de treinamento. A assistente social então verifica a vaga e a psicóloga da escola avalia o perfil requisitado. Logo após, é realizado o processo de entrevista e contratação. Também há um acompanhamento periódico do aluno contratado pela empresa.
Atualmente, cerca de 30 alunos já estão empregados graças ao projeto, e mais 45 estão em fase de treinamento. Segundo Elidiamara, a instituição já conta com alunos que financiaram casas, compraram carros, tudo graças à participação ativa deles no mundo de trabalho. Para ela, a maior importância da inserção desses alunos no mundo de trabalho é garanti-los autonomia e independência e a possibilidade de uma vida plena.



